Teses e Dissertações
Palavra-chave: prática pedagógica
Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática
Paulo Henrique Rodrigues, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/01/2015
Neste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de investigação “Que elementos da
prática pedagógica foram considerados por membros do GEPEFOPEM na elaboração do caso
multimídia ‘Os colares?”. Para isso, foram utilizados registros em áudio de encontros do
GEPEFOPEM, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam
Matemática, nos anos de 2013 e 2014, período de elaboração deste caso. Além disso, foram
consideradas notas do caderno de campo do investigador, gravações do hangout e registro da
memória do grupo. A partir das informações recolhidas foi possível descrever a trajetória do
GEPEFOPEM neste processo de elaboração e identificar empreendimentos negociados pelos
membros deste grupo durante este período, nomeadamente: discussão de artigo e elaboração
de um framework; discussão de casos multimídias portugueses e estruturação do caso
multimídia “Os colares”. Visando responder a questão da investigação, foram analisadas
negociações de significados, que se relacionam a ações do professor na perspectiva do Ensino
Exploratório, em cada um dos empreendimentos. As análises das negociações de significados
foram orientadas pelas perspectivas de autores que discutem a utilização da mídia vídeo em
contextos de formação de professores. Alguns dos elementos considerados pelos membros do
GEPEFOPEM no processo de elaboração do caso multimídia “Os colares” foram: Escolha e
análise de tarefas matemáticas; Inventário de possíveis resoluções dos alunos e
estabelecimento de conexões entre elas; Reconhecimento dos alunos enquanto “sujeitos
cognitivos”; Estabelecimento de relações entre as produções dos alunos e representações
matemáticas formalizadas; Reflexão de práticas pedagógicas; Constituição de
conhecimentos sobre o Ensino Exploratório; Proposição de estratégias de ensino
alternativas. A partir dos elementos identificados, três temáticas que os agrupam foram
reconhecidas: Planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório; Prática do
professor em sala de aula na perspectiva do Ensino Exploratório e Análise de práticas
pedagógicas. Foi possível observar que a exploração de casos multimídias em contextos de
formação de professores tem sido assumida pelos membros como uma oportunidade de
desenvolvimento profissional, refletindo assim a principal intencionalidade formativa que o
GEPEFOPEM adotou nos últimos anos.
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média
Vanderlei Lavaqui , Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/08/2004
Essa dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação
de práticas de ensino interdisciplinares no Ensino de Ciências e de Matemática no Ensino
Médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma
Educação Científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no
conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional
integralizante – uma vez que inter-relaciona, articula e integra conhecimentos
especializados – e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas, sociais e
psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos
uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos
algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e
explicar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam
atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que
eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma
alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar.
Fundamentados em estudos e pesquisas em torno da interdisciplinaridade escolar e do
trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de
projetos para a área de Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média. Tal sugestão
considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de
forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos
em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade
presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a
sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do Estado
do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e
uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.