Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática
Paulo Henrique Rodrigues, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/01/2015
Neste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de investigação “Que elementos da prática pedagógica foram considerados por membros do GEPEFOPEM na elaboração do caso multimídia ‘Os colares?”. Para isso, foram utilizados registros em áudio de encontros do GEPEFOPEM, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática, nos anos de 2013 e 2014, período de elaboração deste caso. Além disso, foram consideradas notas do caderno de campo do investigador, gravações do hangout e registro da memória do grupo. A partir das informações recolhidas foi possível descrever a trajetória do GEPEFOPEM neste processo de elaboração e identificar empreendimentos negociados pelos membros deste grupo durante este período, nomeadamente: discussão de artigo e elaboração de um framework; discussão de casos multimídias portugueses e estruturação do caso multimídia “Os colares”. Visando responder a questão da investigação, foram analisadas negociações de significados, que se relacionam a ações do professor na perspectiva do Ensino Exploratório, em cada um dos empreendimentos. As análises das negociações de significados foram orientadas pelas perspectivas de autores que discutem a utilização da mídia vídeo em contextos de formação de professores. Alguns dos elementos considerados pelos membros do GEPEFOPEM no processo de elaboração do caso multimídia “Os colares” foram: Escolha e análise de tarefas matemáticas; Inventário de possíveis resoluções dos alunos e estabelecimento de conexões entre elas; Reconhecimento dos alunos enquanto “sujeitos cognitivos”; Estabelecimento de relações entre as produções dos alunos e representações matemáticas formalizadas; Reflexão de práticas pedagógicas; Constituição de conhecimentos sobre o Ensino Exploratório; Proposição de estratégias de ensino alternativas. A partir dos elementos identificados, três temáticas que os agrupam foram reconhecidas: Planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório; Prática do professor em sala de aula na perspectiva do Ensino Exploratório e Análise de práticas pedagógicas. Foi possível observar que a exploração de casos multimídias em contextos de formação de professores tem sido assumida pelos membros como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, refletindo assim a principal intencionalidade formativa que o GEPEFOPEM adotou nos últimos anos.
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média
Vanderlei Lavaqui , Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/08/2004
Essa dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação de práticas de ensino interdisciplinares no Ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma Educação Científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional integralizante – uma vez que inter-relaciona, articula e integra conhecimentos especializados – e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas, sociais e psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e explicar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e perspectivas metodológicas presentes no trabalho com relação aos fundamentos e perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar. Fundamentados em estudos e pesquisas em torno da interdisciplinaridade escolar e do trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de projetos para a área de Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média. Tal sugestão considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do Estado do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.