Teses e Dissertações
Palavra-chave: prática
Prática como componente curricular : espaço de luta e resistência na formação de professores de química
MATHEUS JUNIOR BALDAQUIM, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 12/04/2023
Este estudo tem como objetivo analisar definições e critérios para a execução da Prática como Componente Curricular (PCC) e identificar as formas de inserção, bem como os professores atuantes nesse espaço curricular na formação de professores de Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil. A constituição do referencial teórico deu-se em quatro seções. Na primeira, realizou-se a análise e interpretação dos documentos normativos que abordam a PCC. Na segunda, o objetivo foi a construção do conceito da PCC associada à práxis. Na terceira, identificam-se os focos de investigação das teses e dissertações que abordam a PCC no contexto da Licenciatura em Química. E, por último, caracteriza-se a área de Ensino de Química com base nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. A compilação dos dados desta pesquisa ocorreu mediante a análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais do Sul do Brasil e dos respectivos planos de ensino das componentes curriculares que apresentam carga horária destinada à PCC. Já a busca pelo Capital Cultural Institucionalizado e o Capital Acadêmico-Científico dos professores formadores atuantes nos espaços curriculares da PCC teve como base de dados a Plataforma Lattes. As análises permitiram evidenciar as múltiplas formas de inserção da PCC, que ocorrem de acordo com as necessidades próprias das instituições. Além disso, apenas 25% da carga horária de PCC nos cursos analisados pertence aos docentes com Capital Cultural Institucionalizado na área do Ensino de Química. Esse cenário reforça a necessidade de estabelecer o diálogo reflexivo entre Química/Educação/realidade social, pois para desenvolver a PCC é necessário o comprometimento dos professores formadores que devem ter conhecimento específico da interface.
O que dizem os professores formadores sobre a identidade profissional, saberes e práticas: o caso da Licenciatura em Matemática do IFG
Cleberson Pereira Arruda, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 15/03/2018
O estudo evidencia os entendimentos e as concepções de um grupo de docentes,
educadores matemáticos, acerca da identidade, dos saberes e das práticas na
formação inicial de professores para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa sobre o tema: o professor formador do curso de licenciatura em
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –
câmpus Goiânia. As elucubrações teóricas de Alarcão; Beillerot; Fiorentini;
Gonçalves; Mizukami; e Passos, balizaram as discussões sobre a referida temática.
Complementando esse universo teórico, as questões inerentes à identidade e à
profissionalidade docente foram orientadas pelos estudos de Dubar; Guimarães;
Marcelo Garcia; Monteiro; Nóvoa; Pimenta; Ponte; e Severo. Além disso, as
contribuições de Pimenta e Tardif constituíram também o suporte teórico para se
pensar os saberes e as práticas docentes. Em virtude da especificidade do professor
formador de novos professores, a temática em análise ratifica a importância dos
saberes e da prática na construção da identidade e da profissionalidade docente.
Tendo em vista as contribuições dos professores partícipes da pesquisa, por meio
da realização de entrevistas e da análise de conteúdo referenciada em Bardin e
Franco, o estudo revelou que os docentes formadores se apropriam de sua
identidade e profissionalidade na formação de novos professores de Matemática.
Essa apropriação leva em conta a experiência, os saberes e as práticas no contexto
dessa formação.