Teses e Dissertações
Palavra-chave: pós-modernidade
A presença de elementos da pós-modernidade na execussão do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos
Luana Pires Vida Leal, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/01/2018
A presente dissertação discute a influência de elementos da pós-modernidade na
observação da execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma instituição
escolar embasada nos preceitos metodológicos da Pedagogia por Projetos. Esses
elementos foram identificados nas interações mediadas pela linguagem, seja a
linguagem verbal, escrita ou por imagens, balizados pela Teoria do Agir
Comunicativo, que estuda os mecanismos de racionalização de um determinado
grupo social, estruturados por Habermas (2012). A fim de evidenciar a influência da
pós-modernidade nessa instituição, foram analisados documentos que dizem
respeito às múltiplas interações que nela se desencadearam entre professores,
servidores e alunos, como o PPC, o diário de campo escrito pela pesquisadora, que
analisou as intervenções dos professores nos projetos durante oito meses (abril a
dezembro de 2016), atas de reuniões e questionários feitos com os alunos e com os
professores. As informações foram estudadas sob a ótica da Análise Textual
Discursiva (ATD), a fim de compreender como os elementos da pós-modernidade e
as ações realizadas pelos indivíduos influenciaram diretamente na execução da
proposta e como esta teve relação com o Ensino de Ciências pelo olhar do
professor. A pesquisa discutiu a presença de elementos como incerteza,
individualidade exacerbada, a influência da globalização, de crises e tensões,
reorganização de tempo e espaço, entre outras, e como esse conjunto de fatores
influenciou na reformulação da proposta pedagógica. Também foi apresentado o
relato de professores que discutiram qual a sua percepção em relação a trabalhar
com a Pedagogia por Projetos da forma como estava sendo executada no período
observado e qual a relação de sua disciplina com o Ensino de Ciências. A partir do
corpus da pesquisa foi possível evidenciar que as múltiplas interações
desenvolvidas neste espaço foram influenciadas pelos elementos da pós-
modernidade, concluindo que a execução da proposta pedagógica não ocorreu
conforme os pressupostos mencionados no PPC. A pesquisa também ressaltou a
importância das decisões relativas ao entorno escolar serem tomadas junto à
comunidade escolar, ambiente este em que está sujeito a emergência de conflitos,
pois é constituído por indivíduos que têm diferentes perspectivas e ideologias
compartilhando o mesmo ambiente
A Educação Ambiental diante da questão Pós-moderna: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências
Adalberto Ferdnando. Inocêncio, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 26/02/2015
O objeto de estudo nesta dissertação foi a relação Ser-saber no domínio
discursivo de docentes com ênfase na problematização dos saberes que
orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando suas
práticas em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como
resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso –
discursos reverberados – em detrimento do que é apagado – discursos
rarefeitos. O objetivo da investigação foi conhecer as manifestações
discursivas de professores de Ciências a respeito de ciência na
contemporaneidade e de que maneira a composição de enunciados aparentes
repercutem nas abordagens em EA. Metodologicamente, foram entrevistados
nove professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas de distintas
regiões da cidade de Maringá-PR. Para a análise dos discursos desses
docentes foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault,
apresentando-os em Focos. Como resultado dessa análise pode-se notar a
prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência – paradigmas
emergentes. Em relação à crise ambiental os resultados apontam discursos
naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua
solução será orientada por apelos técnico-científicos. Em nosso exame, as
formações discursivas dos docentes entrevistados mostraram uma transição de
enunciados. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais da Modernidade,
ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo
ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.
Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais
Maria Antonia Leite Monteiro Chiarato, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/05/2005
Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre
aluno/professor, quando este último está distante fisicamente. A pesquisa seguiu uma
metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um
contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD. Ela foi realizada durante o módulo de
matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas. Os dados obtidos
incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo. O contexto de
aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação
em nível de terceiro grau. O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos
tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários
municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes. No
contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes.
Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações
aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos
módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional.
Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e
diferentes professores distantes fisicamente. E, além de contar com o uso dos meios
tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor. Nas
salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e
as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso
das mídias interativas. Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada
uma grande diferença entre elas. As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o
conhecimento. Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a
hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade. Para abordar a questão,
o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a
sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o
conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou
transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do
uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo. Ao analisar os dados obtidos, nas duas
turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do
conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto
como esse.