Teses e Dissertações
Palavra-chave: políticas públicas educacionais
Contradições emergentes entre proposta e implementação da informática na educação paranaense: análise da falas dos assessores pedagógicos
Willian Beline, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 22/09/2006
Este trabalho teve por objetivo sistematizar a organização da Informática na Educação (IE) no
Estado do Paraná, analisando as contradições emergentes entre proposta e implementação
mediante as falas dos Assessores Pedagógicos de duas CRTEs (Coordenações Regionais de
Tecnologia na Educação). Para isso, foram expostos os fundamentos teóricos sobre a IE, em
que se procurou demonstrar como evoluíram as tendências neste campo de estudo. Procurou-
se obter os dados dessa análise nos documentos oficiais sobre a IE do Estado do Paraná, bem
como pelas entrevistas com sujeitos representantes fundamentais do seu quadro constitutivo,
tendo em vista uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foram realizadas um total de quatorze
entrevistas, dentre as quais nove foram com os Assessores Pedagógicos de duas CRTEs, uma
entrevista aplicada para a coordenadora da CETE (Coordenação Estadual de Tecnologia na
Educação), outra com a Orientadora Educacional do IMAPE (Instituto Municipal de Apoio
Educacional e Pesquisa), e as demais com os coordenadores do Portal Dia-a-Dia Educação,
departamento de Infra-Estrutura do CETEPAR (Centro de Excelência em Tecnologia
Educacional do PR) e com o responsável pelo ambiente de EaD denominado DOKEOS. O
resultado da análise das entrevistas foi confrontado com a documentação oficial existente da
CETE, buscando-se discutir a organização e as diretrizes da Informática Educacional no
Estado e suas contradições. Concluímos que diversas são as contradições que emergem entre
proposta e implementação em todo o processo da IE apontadas pelos Assessores das CRTEs
entrevistados, as quais denominamos X e Y. Diante disto, procurou-se lançar sugestões com o
propósito de amenizar alguns dos problemas encontrados. Tais propostas foram discutidas
tendo como fundamento a literatura sobre o trabalho cooperativo, zonas de risco e conforto,
ciclo e espiral de aprendizagem e algumas abordagens de EaD. Dentre as sugestões
apresentadas ressaltamos a espiral de capacitação, que é um novo encaminhamento proposto
para as capacitações realizadas pelas CRTEs.