Movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática no início da docência
ANA CLÁUDIA BARRETTO , Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 16/12/2022
Professores no início da docência (ID) se deparam com diversos desafios que podem ser determinantes para a sua permanência na profissão. No gerenciamento desses desafios, a Identidade Profissional (IP) dos professores é constantemente formada/transformada. Este estudo tem como objetivo investigar o papel de elementos contextuais no movimento de constituição da IP de professores de matemática no ID, na busca de responder à seguinte questão: que ações podem ser promovidas com professores de matemática no ID a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissional? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, com quatro professores de matemática no ID, compreendido como os cinco primeiros anos de atuação profissional. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e narrativas individuais, do uso do instrumento de formação vaivém e de gravações das reuniões do grupo de estudos constituído com os professores investigados. Os resultados evidenciaram que estabelecer interações com diferentes interlocutores da comunidade escolar, envolver-se em processos de formação e problematizar a própria prática profissional possibilitaram com que os professores de matemática no ID mobilizassem domínios da sua IP, nomeadamente crenças/concepções; conhecimentos referentes à profissão; autoconhecimento profissional; autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência); e compromisso político. Com isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que possibilitem aos professores de matemática no ID dialogar com a comunidade escolar e participar de espaços formativos que oportunizem interações significativas e reflexivas, a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissiona
Contradições emergentes entre proposta e implementação da informática na educação paranaense: análise da falas dos assessores pedagógicos
Willian Beline, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 22/09/2006
Este trabalho teve por objetivo sistematizar a organização da Informática na Educação (IE) no Estado do Paraná, analisando as contradições emergentes entre proposta e implementação mediante as falas dos Assessores Pedagógicos de duas CRTEs (Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação). Para isso, foram expostos os fundamentos teóricos sobre a IE, em que se procurou demonstrar como evoluíram as tendências neste campo de estudo. Procurou- se obter os dados dessa análise nos documentos oficiais sobre a IE do Estado do Paraná, bem como pelas entrevistas com sujeitos representantes fundamentais do seu quadro constitutivo, tendo em vista uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foram realizadas um total de quatorze entrevistas, dentre as quais nove foram com os Assessores Pedagógicos de duas CRTEs, uma entrevista aplicada para a coordenadora da CETE (Coordenação Estadual de Tecnologia na Educação), outra com a Orientadora Educacional do IMAPE (Instituto Municipal de Apoio Educacional e Pesquisa), e as demais com os coordenadores do Portal Dia-a-Dia Educação, departamento de Infra-Estrutura do CETEPAR (Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do PR) e com o responsável pelo ambiente de EaD denominado DOKEOS. O resultado da análise das entrevistas foi confrontado com a documentação oficial existente da CETE, buscando-se discutir a organização e as diretrizes da Informática Educacional no Estado e suas contradições. Concluímos que diversas são as contradições que emergem entre proposta e implementação em todo o processo da IE apontadas pelos Assessores das CRTEs entrevistados, as quais denominamos X e Y. Diante disto, procurou-se lançar sugestões com o propósito de amenizar alguns dos problemas encontrados. Tais propostas foram discutidas tendo como fundamento a literatura sobre o trabalho cooperativo, zonas de risco e conforto, ciclo e espiral de aprendizagem e algumas abordagens de EaD. Dentre as sugestões apresentadas ressaltamos a espiral de capacitação, que é um novo encaminhamento proposto para as capacitações realizadas pelas CRTEs.