Teses e Dissertações
Palavra-chave: plano de aula
As Trilhas Interpretativas Como Atividades de Educação Ambiental: O que Pensam os Professores de Ciências?
Diego Armando Lopes Colman, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 24/05/2017
O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação
Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do
indivíduo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o
cerca. Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação
Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e
que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo
desenvolvida em espaços não formais. Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos
análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis
percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como
as trilhas de caráter interpretativo. Diante disso é possível afirmar que as trilhas
interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e
formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu
comportamento. Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e
amplitude distintas. Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura
ao longo de toda a vida do indivíduo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento
onde a formação será construída.