Teses e Dissertações
Palavra-chave: planejamento
Um Estudo das Ações Pretendidas e Executadas por Licenciandos em Química no Estágio Supervisionado
Natany Dayani de Souza Assaí, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/12/2019
Esta tese apresenta o estudo das conexões entre as ações de planejadas e as ações
executadas por licenciandos em Química na disciplina de Estágio Supervisionado. As
questões que nortearam essa investigação foram: Quais as ações planejadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais são as ações executadas pelos
licenciandos em aulas de Química? Quais as conexões entre o planejamento das
regências e as ações realizadas pelos estudantes no desenvolvimento das aulas na
disciplina de Estágio Supervisionado? Os dados coletados consistem no
acompanhamento de uma dupla de estágiarios por meio de gravações em vídeo das
regências, gravações em áudio das orientações com professor formador e
documentos produzidos na disciplina. Para a análise utilizamo-nos dos pressupostos
da Análise Textual Discursiva. Buscamos com essa investigação utilizar um
movimento inverso, partir do que os licenciandos/professores em formação realmente
fazem, caracterizando suas ações executadas, contrapondo com o que as ações
inicialmente pretendidas. Desse movimento, encontramos três níveis de ações: as
macroações, as ações propriamente dita; e as microações, correspondente ao
detalhamento dos verbos de ação. A caracterização das ações pretendidas evidenciou
um pequeno grupo de ações prioritárias previstas pelos licenciandos na fase
planejamento. A caracterização das ações executadas permitiram evidenciar que as
estratégias utilizadas modificam o conjunto de ações características para cada aula.
Além disso, emergiram ações características do contexto de Estágio Supervisionado,
tais como consultar, cronometrar e conversar. Nesse sentido, para cada aula
encontramos um conjunto de ações constituído por um grupo de ações comuns, ações
do contexto de Estágio e ações relacionadas às estratégias utilizadas. Diante disso,
apresentamos conjunto de ações para três blocos de aulas de Química: expositiva
com a demonstração de materiais do cotidiano; expostitiva com atividade experimental
e estudo de caso e expositiva com jogo lúdico Quiz. Além disso, ao articular as ações
planejadas com as executadas, observamos que a base de ações pretendidas se
mantém quando executadas em sala de aula, e desdobram-se em um conjunto
maiores de ações e microações, com a emergência de ações outras não previstas,
mas que geralmente são possibilitadas pelas ações pretendidas. Esses resultados
evidenciaram um aumento no conjunto de ações praticadas pelos licenciandos, a
variação de estratégias e a incorporação de ações de forma autônoma e recorrente
no decorrer das regências, além do desenvolvimento de competências e habilidades
associadas ao trabalho docente.Logo, reiteramos a importância de categorizar as
ações dos licenciandos em aula de Química, resultando em conjunto de ações ainda
não identificados em outras pesquisas, e também ao discutir a importância deste
componente curricular (Estágio) para compreender o percurso formativo dos
licenciandos e a sua formação profssional.