Teses e Dissertações
Palavra-chave: perfil conceitual e mapas conceituais
A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de Transformação Química em um curso de Ciências Biológicas
Marlize Spagolla Bernardelli, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 11/12/2014
A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de
que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito
de transformação química da matéria. Dessa forma, visou analisar a possibilidade de
ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse
conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem
significativa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de
interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito
proposto. Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência
didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para
categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual. Desta
forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de
articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade,
formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa.
Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do
curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná,
identificam o conceito químico em sua área de formação. Assim, pode-se inferir que
a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das
noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e
atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes
não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram
apresentados por estes educandos equivocadamente. Constatou-se ainda que, por
meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e
ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos.