Teses e Dissertações
Palavra-chave: pensamento matemático avançado
Pensamento Matemático-Computacional: Uma Teorização
Christian James de Castro Bussmann, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 09/08/2019
Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (2002) e as concepções do Pensamento Computacional (2010). A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações. Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representações.
Introdução à Álgebra Linear em um Curso de Licenciatura em Química: o Desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado por meio de uma Experiência de Ensino
Michelle Andrade Klaiber, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 07/08/2019
A presente tese tem por objetivo investigar indícios de desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado em produções escritas de estudantes do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Química em uma disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, por meio da realização de uma Experiência de Ensino. Para tanto, construiu-se uma trajetória de aprendizagem, composta por cinco tarefas e dois instrumentos de avaliação, para os conteúdos de Matrizes e Sistemas de Equações Lineares. A referida trajetória desenvolveu-se em nove episódios de ensino, durante uma disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, nos quais as interações e discussões entre a professora-pequisadora e os estudantes, bem como a escolha e a condução das tarefas, pautaram-se nas perspectivas do Ensino-Aprendizagem Exploratório de Ponte e do Pensamento Matemático Avançado (PMA). Por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa e, à luz da análise de conteúdo, realizou-se a análise de cada um dos episódios, examinando-se as resoluções dos estudantes para cada questão, em busca de indícios da mobilização de processos do PMA, de acordo com Dreyfus e Eisenberg. Identificou-se, por meio das análises que, durante o desenvolvimento da trajetória de aprendizagem, todos os onze estudantes participantes mobilizaram em suas resoluções os seguintes processos do PMA: representação simbólica, representação mental, visualização, intuição, mudança de representação e tradução, analogia, generalização e síntese. Sendo que, no instrumento de avaliação aplicado no primeiro episódio, apenas um estudante mobilizou os processos de analogia e síntese relacionados à abstração, enquanto, no último episódio, esses processos foram mobilizados por seis estudantes. Conclui-se que o ensino de conteúdos de Matrizes e Sistemas de Equações Lineares por meio de tarefas investigativas, com uma abordagem exploratória fundamentada em dificuldades e conhecimentos prévios dos estudantes, pode proporcionar o desenvolvimento de processos do PMA e, em especial, dos processos relacionados à abstração
Teoria de Conjuntos: Processos Manifestados do Pensamento Matemático Avançado
Jair Lucas Jorge, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 04/04/2017
O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas
desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de
identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de
Conjuntos. Utilizamos Dreyfus (2002) como referencial teórico e apresentamos um breve
histórico da Teoria de Conjuntos. Foram participantes da pesquisa 20 estudantes do segundo
ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas. Foi
possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos
estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de
representação, síntese e generalização. Além disso, analisar quais e quantos processos cada
estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos. Concluímos que todos os estudantes
apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes
evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco
apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram
características de todos os processos do PMA.
Pensamento Matemático avançado em tarefas envolvendo transformações lineares
Alessandra Senes Marins, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2014
Esta pesquisa tem por objetivo Identificar e discutir que indícios/características de
processos do Pensamento Matemático Avançado estudantes do curso de
Matemática manifestam ao lidarem com tarefas referentes ao conteúdo de
transformações lineares. Para isso, realizou-se um estudo a respeito do Pensamento
Matemático Avançado (PMA) segundo Dreyfus (2002), Tall (1995) e Resnick (1987),
a fim de obter características comuns aos autores, o qual serviu de base para
análise dos registros escritos dos estudantes. Além disso, foi aplicado um
instrumento contendo nove tarefas relacionadas ao conceito de transformações
lineares a treze estudantes do segundo ano do curso de Bacharelado em
Matemática da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia escolhida para a
análise das informações foi a de Análise de conteúdo segundo Bardin (2004), a qual
possibilitou a inferência de indícios/características dos processos do PMA nas
resoluções dos estudantes. Da utilização dessa metodologia, emergiram
agrupamentos (unidades de registro) e subagrupamentos que descrevem elementos
comuns aos conceitos de transformações lineares juntamente com indícios dos
processos de representação e abstração do PMA. Em um processo de
desconstrução e (re)construção desses agrupamentos emergiram quatro categorias
em relação aos processos de representação: simbólica, mental, visualização,
mudança de representações e alternância entre elas, e modelação; e de abstração:
generalização e a sintetização, manifestados nos registros escritos dos estudantes
referente ao conceito de transformações lineares. Seis dos treze estudantes
manifestaram os processos de representação desse tipo de pensamento, e desses,
três manifestaram os processos de abstração. Dos sete processos presentes do
PMA, sendo cinco de representação e dois de abstração, dois estudantes
manifestaram indícios de apenas um processo, o de representação simbólica, e
somente dois manifestaram características de todos os processos. As categorias
confirmam que estudantes do curso de graduação podem manifestar características
dos processos do PMA durante a graduação, porém, a maioria dos estudantes não
evidenciaram indícios desses processos. Para os autores, esses processos não ocorrem por si mesmos e, se acontecem, não são conscientes por parte do estudante. Desse modo, é preciso que o professor propicie o desenvolvimento de atividades as quais possibilitem a sua manifestação.
Processos do pensamento matemático avançado evidenciados em resoluções de questões do ENADE
Laís Cristina Viel Gereti, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 16/01/2014
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e discutir indícios/características
dos processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) evidenciados na
produção escrita de estudantes de Matemática da Universidade Estadual de
Londrina ao resolverem questões discursivas do Enade. Para tanto,
elaboramos um instrumento com quatro questões discursivas do Enade e o
aplicamos em uma turma do quarto ano do curso de Matemática com treze
estudantes. Para análise dos registros escritos, recorremos à metodologia de
Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2004), em que por meio dos
agrupamentos (unidades de registro), e embasados na teoria de Dreyfus
(2002), descrevemos uma síntese dos processos do Pensamento Matemático
Avançado que foram evidenciados nas resoluções dos estudantes. As
categorias, que foram definidas a priori, referem-se aos processos do PMA que
foram mobilizados nas resoluções, sendo que os processos de representação
simbólica, mudança de representações e tradução entre elas, visualização e
modelação constituem o processo global de representação, e os processos de
sintetização e generalização constituindo o segundo processo global, o de
abstração. Ao analisar os registros escritos de cada participante e as respostas
Padrão do Enade com base na teoria de Dreyfus (2002), chegamos a algumas
reflexões e conclusões acerca da problemática desta pesquisa: os mesmos
processos evidenciados nas respostas Padrão do Enade foram mobilizados
nas resoluções de alguns estudantes, com exceção do processo de
visualização. Além disso, os estudantes que mobilizaram os processos nas
resoluções das quatro questões se referem a uma parte do total de
participantes desta pesquisa, um total de treze: onze estudantes mobilizaram o
processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo
de visualização, sete estudantes mobilizaram o processo de mudança de
representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo
de modelação, sete estudantes mobilizaram o processo de sintetização e dois
estudantes mobilizaram o processo de generalização. No entanto, nenhum
estudante mobilizou todos os processos do PMA nas resoluções das quatro
questões; dos treze estudantes, dois não resolveram nenhuma questão, logo
não mobilizaram nenhum processo do PMA.
onhecimentos e compreensões revelados por estudantes de Licenciatura em Matemática sobre sistemas de equações lineares
Kátia Socorro Bertolazi, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/02/2012
A presente dissertação tem por objetivo investigar processos de pensamento
matemático avançado manifestados em registros escritos de estudantes de
Licenciatura em Matemática em tarefas sobre Sistemas de Equações Lineares. Para
tanto, construímos uma Proposta de Avaliação Reflexiva sobre o conteúdo
matemático em questão constituída de três partes, a qual foi aplicada em estudantes
da 4a série de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma universidade
estadual pública do norte paranaense. Com uma abordagem, predominantemente,
qualitativa de caráter descritivo-interpretativo buscamos nos registros escritos relatos
e indícios que assinalassem a presença de processos de pensamento matemático
avançado, conforme Dreyfus (1991) e Resnick (1987), e um perfil conciso dos
participantes evidenciando a concepção de matemática no sentido de Thompson
(1997), e ainda indícios de atitudes de professor reflexivo à luz de Freire (2004 e
2011). Examinamos questão por questão de cada um dos participantes
inventariando seus conhecimentos e compreensões acerca de Sistemas de
Equações Lineares. Entendemos que os participantes já demonstram, em suas
resoluções, serem conscientes de muitas interações que ocorrem durante o
processo de representação, mas ainda provavelmente lhes faltem oportunidades
para desenvolverem atividades que os instiguem a formalizar e sintetizar diferentes
aspectos de um conceito ou tema matemático, ação que de acordo com Dreyfus
(1991) favorece o processo de abstração matemática. As análises revelaram que de
dezessete participantes, apenas três desses atingiram o processo de abstração
matemática, isto é, a capacidade de sintetizar, formalizar e generalizar pensamentos
matemáticos. Ainda, inferimos que a maioria dos participantes apresentou uma visão
platônica da matemática no sentido de Thompson (1997).