Teses e Dissertações
Palavra-chave: pensamento aritimético
Registros escritos de alunos paranaenses em questões não-rotineiras da área de conteúdo Quantidade: um estudo
Gisleine Correa Bezerra, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2010
O presente trabalho tem como objetivo analisar os registros escritos contidos nas provas
de uma amostra de alunos paranaenses em seis (6) questões discursivas de matemática,
consideradas não-rotineiras, classificadas como as que envolvem aspectos da área de
conteúdo Quantidade, a fim de compreender o modo como os alunos lidam com essas
questões em situação de avaliação. Este estudo é, para tanto, predominantemente
qualitativo, realizado sob a luz da avaliação como prática de investigação e das
orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos
procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas
operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento
aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.
De modo geral, foi possível identificar que os alunos, exceto em alguns casos, embora
tenham interpretado incorretamente o enunciado e elaborado uma estratégia que não
resolvia a questão, desenvolveram corretamente os procedimentos aritméticos
necessários para resolvê-la, o que nos permitiu inferir que os alunos mostram dominar as
técnicas operatórias de cada operação. Também foi possível identificar algumas
características do pensamento aritmético e indícios do processo de matematização
horizontal realizado pelos alunos