Teses e Dissertações
Palavra-chave: pedagogia cultural
Pedagogizados por um mundo steampunk – um olhar para o ensino das ciências por meio de um filme de ficção científica
ANA CAROLINA ARENHARDT TOMAZ BIALETZKI, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 13/05/2016
Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no
sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso,
como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West
(1999). Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos
midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na
relação aberta entre obra e espectador. No movimento inverso ao da produção
cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme
produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que
se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui. O steampunk coloca sobrasura
diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais,
provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das
apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma
geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e
científicos. Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças,
em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira
negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos
ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação
formam um novo espaço. Por tais possibilidades entendemos que o material
analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do
homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou
ciborgue. Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de
apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se
efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que
se pretende atingir. Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a
educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a
escola apenas um deles. Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão,
estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso,
ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk.
Representações Modernas de Natureza nas Histórias em Quadrinhos do Papa-Capim
Bruna Jamila de Castro, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 11/12/2013
Pela perspectiva dos Estudos Culturais, toma-se Educação Ambiental como uma
atividade discursiva que se propõe capaz de modificar atitudes, reformular conceitos
e principalmente formar uma consciência ecológica. Corriqueiramente nos
depararmos com inúmeras instâncias com intencionalidades conscientizadoras que
almejam produzir e fazer-se representantes de um tipo particular de natureza: o
mundo da ordem biológica, algo autônomo e independente do mundo cultural
humano, que deve ser protegido. E com isso cada um de nós é interpelado a
promover o “ecologicamente correto”, sendo convocados a transformar nossa
maneira de ser. Partindo da ideia, advinda das teorias culturais, de que nos
constituímos como sujeitos na e sobre a cultura, por meio da interação
estabelecemos com as produções, as instituições e as práticas culturais, pareceu-
me relevante e provocativo analisar um produto cultural que faz parte da vida de
inúmeras crianças, adolescentes e adultos, algo que geralmente é visto como
inocente e despretensioso: as Histórias em Quadrinhos (HQs) do Papa-Capim – da
Mauricio de Sousa Produções. A presente investigação objetiva analisar as
representações modernas de natureza presentes nas HQs do Papa-Capim, a fim de
descrever e problematizar os significados, que a partir do meu olhar e de meus
referenciais, estão sendo colocados em prática neste contexto de produção cultural
de natureza. Do ponto de vista teórico-metodológico, a descrição apresentada tem
fortes influências das perspectivas críticas das vertentes pós-estruturalistas, em
especial as críticas à modernidade do filósofo Bruno Latour. O argumento central
dessa dissertação é que amalgamado à aparência de entretenimento das HQs, há
explícita tentativa de manter, de pôr em funcionamento, uma pedagogia ambiental,
que ensina valores modernos, mantendo a ideia de uma transcendência da
natureza-objeto, um tipo de discurso ambiental também amplamente conservador e
colonialista. Por fim, alego que o discurso ambiental das HQs não simplesmente fala
sobre a natureza, mas, antes, a constitui como uma forma específica e interessada
de natureza. Defendo, portanto, que as HQs do Papa-Capim são uma das formas
contemporâneas de produzir, de ensinar culturalmente, o que se entende por
natureza.