Investigação da proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná: aspectos positivos e negativos
Renato Fiorin, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 06/10/2009
O presente trabalho teve o intuito de pesquisar o programa de formação de professores denominado Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Para tanto foram entrevistados, por meio de questionário, 10 professores participantes do programa, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Destes respondentes, 3 foram entrevistados utilizando-se de dispositivo de áudio. As questões tiveram a intencionalidade de desvendar os aspectos negativos e positivos do programa segundo os sujeitos da pesquisa. A pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa, na qual se valorizou a descrição e os detalhes relatados pelos sujeitos pesquisados. Os resultados obtidos mostraram que a participação no programa contribuiu de forma positiva nos seguintes aspectos: a) retorno à Academia, b) ascensão na carreira, c) pesquisa, d) aperfeiçoamento profissional, e) valorização da produção do conhecimento pelo professor, f) afastamento das atividades para cumprir as tarefas do PDE, g) interações entre os participantes e em rede, h) bolsa-auxílio para os deslocamentos. No entanto, foram relatados alguns aspectos negativos, tais como: a) sobrevalorização do Programa (na carreira docente possui valor superior ao Mestrado Acadêmico), b) cursos desinteressantes nas Academias, c) falta de contato com a sala de aula, d) acesso para poucos (apenas possuidores de histórico profissional longo), e) falta de esclarecimento na inserção tecnológica do programa e da educação a distância, f) desorganização quanto ao cumprimento de calendário e acompanhamento em rede. Desse modo, apesar de o programa ser uma iniciativa positiva, com boas expectativas quanto ao aperfeiçoamento docente, ainda é necessário melhorar sua operacionalização