Teses e Dissertações
Palavra-chave: paradigmas e paráfrases
Eixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemas
Lucas Roberto Perucci, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/04/2015
O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza das
relações linguísticas associativas e da paráfrase, para promover apropriações dos
conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. As relações associativas
(paradigmáticas) derivam da semiologia de Saussure. A paráfrase é defendida como
uma forma de apropriação do discurso pelo sujeito, uma autonomia para modificar o
registro original de um modo singular, desde que guarde correspondência com o
inicial. O trabalho se sustém dentro do programa de pesquisa do multimodos de
representação, extraindo elementos da teoria da semiologia e utilizando na
aprendizagem científica, com foco no registro escrito da língua. Uma Unidade
Didática foi construída e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio
na disciplina de Biologia, com os conteúdos de matéria e energia nos ecossistemas,
durante três aulas e seis atividades produzidas por cada um dos cinco avaliados. Os
resultados indicam que a estratégia de ensino pode evidenciar o repertório do
estudante em conceitos-chave em ciências, ao utilizar as associações termo a termo
em conjunto com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade
orientada pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da
aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitar respostas
estereotipadas.