Teses e Dissertações
Palavra-chave: pandemia
A docência em tempos de pandemia: um estudo sobre o que dizem os professores das áreas de ciências e matemática da educação básica.
Leticia Juliani Valente, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 05/04/2022
A presente pesquisa foi desenvolvida durante as incertezas da pandemia da Covid19, contexto deste estudo. O período pandêmico mexeu com emoções, sensações e
também com a educação, as escolas foram fechadas, o distanciamento e o
isolamento social foram impostos, e com isso as salas de aula ficaram vazias. Fezse então necessária a inclusão tecnológica e um ensino todo realizado de maneira
remota, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Infelizmente, tanto professores quanto
alunos não estavam preparados para tamanha mudança de realidade, professores
depararam-se com uma alta carga de trabalho e responsabilidades impostas a eles,
junto com agregados psicológicos de insegurança e medo. Buscou-se então
entender o que dizem os professores que ensinam Ciências e Matemática na
Educação Básica a respeito de sua atuação docente durante a pandemia, e
compreender nessas falas coisas além, como seus sentimentos, preocupações e
percepções sobre o ensino no momento pandêmico. Para isso foram entrevistados
sete professores das áreas de química, física, matemática e biologia, realizadas
entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados conseguissem abranger
mais temas e constatações, realizou-se a transcrição e foi iniciado o movimento de
análise, segundo a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). A partir
do estudo realizado emergiram cinco categorias, o que o professor fala sobre ele
(professor), seus alunos, o sistema, o conteúdo e sobre a escola. Destrinchando
essas categorias emergiram outras variadas subcategorias, incluindo as inovações
propostas a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs),
como metodologias ativas puderam auxiliar na prática docente, sentimentos
relacionados a incerteza, sobrecarga e frustração dos professores frente aos mais
variados aspectos de evasão de sala de aula, falta de alunos em reuniões no Google
Meet e no Microsoft Teams, falta de auxílio com novas tecnologias e outros diversos
pontos abordados no tópico de apresentação e análise de dados. O estudo mostrou
na prática o quanto o ensino foi revolucionado no Brasil durante a pandemia, sendo
possível entender e visualizar o que os professores passaram e ainda estão
passando com tamanhas mudanças na maneira de ensinar, e também o quanto de
lacunas foram criadas até que aluno e professor conseguissem se adaptar ao novo
meio em que se aprende e se ensina