Teses e Dissertações
Palavra-chave: os objetos de aprendizagem
Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital
Fábio Roberto Vicentin, Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/08/2022
Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações
docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na
exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de
pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações
docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de
Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos
metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica
utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas
pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com
grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição
dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes
categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena,
Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta,
Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e
discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora,
Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa,
Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa,
Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente
Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como
resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de
aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa
possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às
ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal
movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias
em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de
materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores
A Lousa Digital e a Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática
Fábio Roberto Vicentin, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/02/2017
Esta dissertação apresenta uma proposta para a análise da aprendizagem do professor
pesquisador, na formação continuada, por meio de um instrumento de análise que produzimos
por um processo de analogia que realizamos para a proposição dos Focos da Aprendizagem
do Professor Pesquisador (FAPP), tendo como inspirações: os focos da aprendizagem
científica (FAC) proposto por Arruda, Passos, Piza e Felix (2013); os focos da aprendizagem
docente (FAD) criado por Arruda, Passos e Fregolente (2012); os focos da aprendizagem para
a pesquisa (FAP) elaborado por Teixeira, Passos e Arruda (2015). O objetivo desta
dissertação foi identificar que evidências de aprendizagem científica/tecnológica, docente e da
pesquisa podem ser percebidas quando um professor pesquisador faz uso da lousa digital e
está envolvido em entendê-la e utilizá-la no ensino e na aprendizagem de matemática. A
principal questão que norteou esta investigação foi: quais as evidências de aprendizagem
científica/tecnológica, docente e da pesquisa podem ser percebidas quando um professor
utiliza a lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na análise de conteúdo,
a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho qualitativo, com a utilização do estudo
de caso e da observação participante. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador,
sujeito da pesquisa, e implementadas a um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino
Fundamental, mas como não realizamos a análise das ações deles, os mesmos foram
considerados como sujeitos existentes responsáveis pela deflagração de todo o movimento de estudo do professor pesquisador investigado. Os dados referentes ao professor foram
analisados por meio do instrumento de análise aqui proposto nominado como Focos da
Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), definidos como um novo conjunto de
categorias que representam diferentes dimensões da aprendizagem do professor pesquisador.
Nos FAPP a aprendizagem do professor pesquisador está estruturada em cinco eixos: (i)
interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. Ressaltamos que
esta investigação vem ao encontro da necessidade de produção científica nacional em relação
a utilização da lousa digital como recurso para o ensino e para a aprendizagem de matemática,
evidenciando relações e caracterizando aspectos próprios da ação do professor pesquisador
que faz uso de recursos tecnológicos. Percebemos que o professor pesquisador é um triplo
aprendiz, ou seja, ele é um sujeito que integrou três tipos de aprendizagem: a aprendizagem
científica/tecnológica; a aprendizagem docente; a aprendizagem da pesquisa; que ocorreram
simultaneamente. Por fim, afirmamos que essas constatações elucidam a questão de pesquisa
desta investigação.