Teses e Dissertações
Palavra-chave: orientação sexual
Projetos de Orientação Sexual na Escola: Seus Limites e Suas Possibilidades
Virgínia Iara de Andrade Maistro , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 08/06/2006
Este estudo tem como principal objetivo identificar os limites e possibilidades
pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o desenvolvimento de
projetos do tema transversal Sexualidade na escola. A proposta dos PCN para
Orientação Sexual se baseia no princípio que a escola deve tratar a sexualidade como
um elemento fundamental na vida dos indivíduos em sociedade, considerando um tema
amplo e polêmico, multidimensional, demarcado pela história, pela cultura e pela
evolução social. Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes
questionamentos: a) Quais são os limites dessas possibilidades presentes nos PCN que
impedem a implantação e desenvolvimento de projetos que contribuem efetivamente
para a construção da sexualidade dos alunos? b) Quais são os elementos pedagógicos
que estão presentes nos projetos de Orientação Sexual nas escolas, desenvolvidos ou em
desenvolvimento que contribuem positivamente para a sexualidade dos alunos? Estes
questionamentos foram convertidos em questões a serem investigadas, a saber: a)
Identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores e a direção da escola,
bem como a natureza e a dimensão a qual pertencem esses obstáculos, no que tange à
implantação e implementação dos projetos de Orientação Sexual. b) Identificar os
elementos pedagógicos presentes no desenvolvimento dos projetos de Orientação
Sexual nas escolas investigadas que contribuem efetivamente para a construção da
sexualidade nos alunos. Para responder essas questões, o presente estudo investigou três
escolas da rede pública do Ensino Fundamental do Estado do Paraná, nas quais foram
coletados registros na forma de questionários e entrevistas com a direção e professores.
Com os dados coletados, fizemos uma análise qualitativa agrupando as falas e as
respostas, de acordo com as regularidades encontradas, convertendo em categorias, a
saber: 1) Origem e organização do projeto; 2) Planejamento, tomada de decisões e
envolvimento da comunidade no projeto; 3) Identificação de um problema,
compartilhamento de idéias e discussões das prioridades; 4) Integração da sexualidade
com os eixos - corpo, gênero e DST propostos pelos PCN, nas diversas áreas do
conhecimento; 5) Autorização e resistências dos pais; 6) Assuntos polêmicos
(homossexualismo, masturbação, aborto, estupro, etc.); 7) Metodologia aplicada; 8)
Parcerias estabelecidas; 9) Ênfase dos projetos; 10) Eficácia dos projetos. Com base nos
resultados obtidos, podemos considerar que os projetos implementados nas escolas
investigadas têm como possibilidades pedagógicas a construção da sexualidade e o
desenvolvimento pessoal e social dos alunos, corroborando a proposta sugerida pelos
PCN. Por outro lado, os projetos sobre sexualidade encontram limites pedagógicos para
o pleno desenvolvimento, no que tange às resistências dos professores em tratar o
assunto; à deficiência na formação inicial e continuada dos professores sobre a
multifacetada temática; à ausência das contribuições dos pais no planejamento e
desenvolvimento dos projetos, bem como à postura pouco flexível dos pais que resistem
ou coíbem a participação dos filhos nos projetos; à deficiência da forma continuada e
sistemática de atualização dos demais agentes escolares sobre o referido tema e às
dificuldades que a escola encontra em manter as parcerias com outros setores da
sociedade para auxiliar no desenvolvimento de projetos de Orientação Sexual.