Teses e Dissertações
Palavra-chave: óptica da visão
Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com ensino de ciências
Henri Araujo Leboeuf, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/07/2012
A formação de professores para o ensino de ciências tem recebido inúmeras críticas,
em especial sobre o distanciamento entre as abordagens formativas e aquilo que se
espera do futuro professor. No caso da formação para o anos iniciais do Ensino
Fundamental, levantam-se outras questões, como a pequena ou nenhuma formação
na área de conteúdos de ciências e mesmo nas metodologias de ensino de ciências.
Em função disso, investiga-se quais as possíveis contribuições de uma abordagem
de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e
metodológicos na formação inicial de professores de Ciências dos anos iniciais. Para
isso,uma sequência de atividades que integra aspectos conceituais e metodológicos
na formação inicial de professores de ciências para os anos iniciais do Ensino
Fundamental sobre o tópico “Óptica da Visão” foi desenvolvida e utilizada com
futuros professores.A abordagem didática foi fundamentada na teoria da
aprendizagem significativa, em especial na sua vertente crítica, nas contribuições de
pesquisa em ensino de ciências, sobre as ideias prévias dos alunos sobre o tema
tratado e no uso de abordagens histórico-filosóficas no ensino. O instrumento
heurístico, conhecido como Diagrama V de Gowin, foi utilizado durante o processo
na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de
dados. O objetivo foi investigar a influência deste tipo de abordagem na formação de
professores, partindo do princípio de que temos que oferecer, durante a formação,
aquilo que se exige do professor em exercício. Assim, os alunos teriam oportunidade
de, simultaneamente, discutir aspectos ligados ao conteúdo científico, sua história,
seu ensino e aprendizagem a partir de uma vivência práticana condição de aluno e
de sua discussão na condição de futuro professor. O público investigado foi uma
turma de alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma
faculdade privada em Foz do Iguaçu, PR, matriculados regularmente na disciplina
“Fundamentos de Ciências e sua Didática I”, ministrada pelo próprio
investigador.Foram utilizados um caderno de campo, questionários e o Diagrama V
como instrumentos de coleta de dados. A análise qualitativa realizada com um
corpus constituido dos registros de 15 alunos da turma permitiu evidenciar a
relevância da abordagem para a compreensão de conceitos científicos, da
metodologia utilizada, em especial acerca do Diagrama V e possíveis consequências
para a futura atuação docente dos alunos envolvidos.