Teses e Dissertações
Palavra-chave: obstáculos epistemológicos
Relações entre teoremas-em-ação e obstáculos epistemológicos do conceito de infinito
João Henrique Lorin, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 02/04/2018
Partindo do pressuposto que o conceito de infinito possui obstáculos, tanto no
decorrer da história quanto no ambiente escolar, nossa hipótese de pesquisa é: será
que é possível relacionar obstáculos epistemológicos com conhecimentos
mobilizados por alunos em situações que envolvam o conceito de infinito? Esta
pesquisa, portanto, tem por objetivo investigar a relação entre obstáculos
epistemológicos (OE), identificados no decorrer da história da conceitualização do
infinito enquanto objeto (infinito atual), e os conhecimentos mobilizados por 3 (três)
acadêmicos do último ano de licenciatura em Matemática e 1 (um) egresso, em
situações relacionadas a este conceito. Para alcançar esse objetivo foi necessário
realizar as seguintes etapas: identificar OE no decorrer da história no que se refere
ao conceito de infinito; criar situações de ensino que problematize esses OE;
identificar possíveis teoremas-em-ação falsos (TAF) mobilizados pelos acadêmicos
mediante as situações criadas, e, por fim, estabelecer relação entre os OE e os TAF,
mobilizados pelos alunos. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista
semiestruturada, composta de atividades que consideraram pressupostos da
teorização dos campos conceituais de Vergnaud e da teorização das situações
didáticas de Brousseau. Para a obtenção e análise dos fragmentos das respostas
dos alunos, utilizamos como suporte teórico-metodológico a análise de conteúdo de
Bardin. Como resultado, concluímos que a investigação dos OE do conceito de
infinito no decorrer da história da matemática contribuiu para que elaborássemos
situações de ensino no sentido de Vergnaud, de modo que criássemos um ambiente
favorável ao aparecimento dos TAF mobilizados pelos sujeitos da pesquisa. Os
conhecimentos mobilizados pelos alunos que foram caracterizados como TAF
puderam, em parte, serem desmobilizados. Além disso, essa desmobilização pode
ser facilitada quando se usa argumentos baseados nos constructos teóricos da
história da matemática, e que foram desenvolvidos para superar tais OE. Deste
modo, validamos nossa hipótese de pesquisa na medida em que ficaram
estabelecidas relações entre os OE do conceito de infinito e os TAF mobilizados nos
sujeitos da pesquisa.
Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica: conceitos e propostas pedagógicas
Paola Sussai Luz Cezare, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 08/03/2016
Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos.
O trabalho foi construído no formato de multipaper. No primeiro artigo intitulado A
Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies,
apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual
utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos
obstáculos epistemológicos. No segundo artigo intitulado A transição do Habitat
Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção
de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação
como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula
com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional.
O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos
Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do
Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático
Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática
baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que
surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula.