Teses e Dissertações
Palavra-chave: observação
Observação: Instrumento de Avaliação Didática?
Emily Caroline Felix Cordeiro, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 01/03/2021
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação
como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva
de avaliação adotada na Educação Matemática Realística. Para tal, foi utilizada uma abordagem
qualitativa de cunho especulativo. Identificou-se que a Observação como instrumento de
Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala
de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem. A Observação,
nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula. Espera-se que a observação,
possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação
Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto
da sala de aula.