Teses e Dissertações
Palavra-chave: objetivos e motivos da ação docente
Um Estudo sobre as Ações Docentes de Professores e Monitores em um Ambiente Integrado de 1° Ciclo em Portugal
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/01/2018
Esta tese, de natureza qualitativa, apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da
ação docente em um ambiente integrado de 1° ciclo (equivalente ao período do 1° ao 4° ano do
Ensino Fundamental), em Portugal. Por meio de referenciais teóricos fundamentados na
Sociologia e a partir das relações desse campo com a área educacional, tornou-se possível um
delineamento inicial de definições conceituais sobre a ação docente. Duas perguntas de
pesquisa direcionaram esta tese: 1) Quais as categorias de ação docente identificadas nas aulas
de professores e monitores da Escola Ciência Viva e do CIEC em sala de aula e no laboratório?
2) Quais as categorias de objetivos e motivos das ações docentes identificadas nas aulas desses
professores e monitores? Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e organização
dos dados baseiam-se na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) e na
Autoscopia. As aulas dos professores e monitores foram videogravadas utilizando-se de uma
forma de organização dos dados provenientes de uma relação conceitual dialética entre
instrumentos analíticos distintos: a Matriz (3x3), de Arruda, Lima e Passos (2011), e o Quadro
intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Por meio da observação
direta dos fatos sociais encontrados nas situações observadas e de entrevistas de autoscopia,
buscou-se descrever categorias de ações docentes e de objetivos e motivos da ação de
professores da escola e dos monitores do Centro de Ciências, sendo que foram encontradas 78
categorias de ação docente distintas e 50 categorias de objetivos e motivos da ação docente. Foi
possível uma interpretação comparativa dos dados entre os entrevistados, e a partir dela o
caráter abrangente do termo ação docente foi ressaltado, não somente para professores
institucionalizados, mas também para os monitores, abrindo possibilidades de interpretação de
dados para professores em formação. A partir da análise dos dados, foi possível identificar: a)
as categorias de ação docente realizadas pelos professores e monitores analisados; b) categorias
de objetivos e motivos que direcionaram esses professores e monitores a agir, e; c) a frequência
dessas categorias de ação e de objetivos e motivos das ações. Por fim, esta tese constitui-se
como um movimento inicial para a elaboração de uma teoria da ação docente, pois apresenta
elementos pertencentes ao primeiro nível de uma teoria social, os quais se referem ao estudo
dos atores e das ações docentes.