Teses e Dissertações
Palavra-chave: narrativa
Aulas de Matemática: Narrativas de uma Professora em Transição
Angela Fontana Marques, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 20/02/2017
Este trabalho apresenta narrativas cuja fonte foram aulas ministradas semanalmente em uma
turma do 3º ano de um curso técnico do Ensino Médio, com 22 alunos, durante o primeiro
semestre do ano de 2013, em uma escola de um município situado no noroeste do Paraná. O
principal objetivo foi conhecer aspectos da minha prática letiva na qual pensei atender os
princípios e ideias da abordagem Educação Matemática Realística, entre eles, a Matemática
como atividade humana, a aprendizagem Matemática por meio da matematização, o ensino
e a aprendizagem por meio da Reinvenção Guiada. Analisando minha prática narrada nesta
investigação percebo a grande dificuldade que ainda tenho de esperar o aluno pensar,
construir estratégias e procedimentos por ele mesmo. Entendi que os princípios e
pressupostos da RME vão além do planejar bem as aulas uma vez que estão na ação do
professor, na prática docente, na ação do aluno, na dinâmica das aulas. A matemática como
atividade humana faz parte da concepção de ensino da matemática do professor que se
dispõe a trabalhar nessa perspectiva.