Aprendizagem Significativa Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, por meio de Multiplicidade Representacional: um estudo no Ensino Fundamental
Fernanda Frasson, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 08/10/2021
Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade. Ao analisar os documentos oficiais da educação básica brasileira para o Ensino Fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a Educação Alimentar e Nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola. Um dos caminhos para que a Educação Alimentar e Nutricional seja eficaz é o embasamento de suas ações em teorias de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a abrangência da Aprendizagem Significativa Atitudinal sobre o tema consumo adequado de frutas construída por aprendizes participantes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, planejada sob o viés da Multiplicidade Representacional. À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa (e suas releituras), do Conteúdo de Aprendizagem Atitudinal e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permitiu favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental. O estudo é qualitativo, do tipo estudo de caso. Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos mobilizou os componentes atitudinais (cognitivo, afetivo e conativo) no aprendiz de forma que ele desenvolveu aprendizado significativo atitudinal em Educação Alimentar e Nutricional. Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o Ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisa.
Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental, por meio de Multiplicidade Representacional
Fernanda Frasson, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/07/2016
Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade. Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola. Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional. À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental. O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso. Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional. Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisa