Estratégia de ensino multirepresentacional aplicada para o desenvolvimento do conceito de medição
Paulo Sérgio de Camargo Filho, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/10/2014
Esta estudo explora o potencial didático de uma estratégia de ensino multirepresentacional aplicada em um laboratório didático, com a finalidade de desenvolver habilidades analíticas associadas aos procedimentos de coleta, processamento e comparação de dados experimentais dentro do Paradigma de Conjunto. A estratégia é amparada pelo contemporâneo modelo de ensino por meio de múltiplas representações, o qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir o conceito científico de medição. Com base nessa estratégia de ensino investiga-se o caminho conceitual dos estudantes na tentativa de passarem do Paradigma Pontual para o Paradigma de Conjunto, acompanhando a aprendizagem em um domínio no qual as estruturas pré-instrucionais conceituais dos alunos devem ser fundamentalmente reestruturadas, a fim de permitir a compreensão do conhecimento pretendido, isto é, a aquisição de conceitos e procedimentos científicos relacionados ao Paradigma de Conjunto. A pesquisa foi realizada em um ambiente laboratorial com quatro grupos de estudantes da graduação em Física. O método de estudo da pesquisa combina aspectos quantitativos e aspectos qualitativos em três momentos de avaliação comparáveis, que o caracterizam como um estudo longitudinal. Convenientes análises estatísticas foram realizadas entre o desempenho apresentado nas avaliações de cada grupo de forma a classificar as mudanças nas ações e raciocínios do Paradigma Pontual para o Paradigma de Conjunto. Os resultados desta pesquisa indicam que o aporte metodológico baseado nas Categorias de Compreensão Conceitual da Medição proporciona um refinamento analítico para além dos paradigmas da medição, procurando avançar em relação às pesquisas em Ensino de Física ligadas à compreensão conceitual dos estudantes frente a uma situação experimental. Por meio de tal referencial, acompanharam-se as alterações nas categorias do Paradigma Pontual, as quais foram essencialmente reformuladas para o desenvolvimento de conceitos e procedimentos científicos relacionados ao Paradigma de Conjunto.
Múltiplas Representações Aplicadas na Aprendizagem de Circuitos Elétrico
Gilberto Franzoni, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 05/11/2010
A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a viabilidade e a potencialidade do desenho em funcionar como uma representação mediadora para solucionar problemas conceituais de aprendizagem e dificuldades de compreensão dos alunos da terceira série do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática envolvendo a mudança entre a representação do experimento real tridimensional e o esquema em circuitos elétricos. Tal ideia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em mudar de representação semiótica e interpretar de forma coerente e compatível com a significação os símbolos e esquemas próprios dos circuitos elétricos. Participaram do estudo o professor-pesquisador e estudantes do Ensino Médio. Os desenhos têm a função inicial de abrir espaço para discussão relacionada à eletricidade, tais como: corrente elétrica, carga elétrica, resistência, diferença de potencial, além de estabelecer, por meio de instrução do professor, o significado de cada elemento do circuito elétrico. Ao criar este momento de diálogo professor-aluno, as dificuldades de entendimento emergem, podendo, assim, serem detectadas e esclarecidas mediante a orientação do professor. Posteriormente, avançamos para os esquemas, exigindo um grau de compreensão maior dos alunos, por envolver símbolos abstratos, que aumentam o nível de complexidade da representação. Ao realizar a mudança representacional do experimento real (3D) para os esquemas, o aluno pôde consultar o desenho. Esta consulta acabou transformando o desenho em uma espécie de representação-ponte que facilitou a confecção dos esquemas, tornando-se uma referência icônica para ele. Os resultados da pesquisa indicam que esta abordagem, tendo o desenho como representação mediadora, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, favorecendo a construção de novas representações e apropriação do conceito científico, pois funciona como um meio de ligação entre circuito elétrico real (representação 3D) e a representação por esquemas oficiais.