Teses e Dissertações
Palavra-chave: multimodos representacionais
Relações sintagmáticas e paradigmáticas para auxiliar a apropriação de conceitos de termoquímica no Ensino Médio
Josiane Letícia Hernandes, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 06/04/2018
O presente trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino de Química
que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a
estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de
auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica. As relações
paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Ciência Semiótica, sendo
derivadas da Semiologia de Saussure. O trabalho está inserido na linha de pesquisa
de multimodos de representação, com foco na modalidade verbal escrita. A
metodologia da pesquisa consistiu na realização de um pré-teste, com o intuito de
identificar os conceitos que os estudantes já possuíam, seguido da realização da
estratégia de ensino, em que foram trabalhadas quatro atividades envolvendo as
relações linguísticas citadas. Por fim, realizou-se um pós-teste intencionando a
constatação das apropriações realizadas pelos aprendizes ao final da estratégia. A
passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à
efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite
garantir a aprendizagem. Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação
trazida pelos estudantes é identificada nos testes. A pesquisa tem caráter qualitativo,
na interpretação das produções dos estudantes e, caráter quantitativo na avaliação
da metodologia, sendo este o principal objetivo do trabalho. Resultados indicam que
as atividades com as relações linguísticas podem evidenciar o repertório do
estudante em conceitos-chave de Ciências, ao utilizar as associações termo a termo
em conjunto com as combinações permitidas pela estrutura da língua. Por sua vez,
por meio do uso das paráfrases, ficou evidenciado que a estratégia didática gerou
apropriações dos conceitos de Termoquímica. O estudo constatou que o uso das
relações linguísticas, bem como da paráfrase, pode favorecer apropriações de
enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os
docentes evitem respostas estereotipadas.