Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química
Ana Paula Hilário Gregório, Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 27/10/2021
Esta tese insere-se na linha de pesquisa que se preocupa com a transposição de referenciais teóricos dos estudos semiológicos para a educação científica. Sob essa perspectiva, o objetivo do trabalho buscou identificar os affordances negativos dos signos e os equívocos conceituais e procedimentais influenciados por eles na aprendizagem de química dos estudantes e, examinar a natureza das representações sígnicas mediadoras da ação discursiva, que levaram os aprendizes à superação dessas incorreções. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes do curso Técnico em Química, em 2019, 20 aprendizes do mesmo curso, em 2020 e 12 licenciandos do 1º ano do curso de Licenciatura em Química, em 2019. Para perscrutar os desvios de interpretação e ação instigados pelos affordances negativos, o trabalho se valeu de uma metodologia baseada na descrição da fala e gestos dos aprendizes durante instrução científica no laboratório didático. Portanto, obtivemos no referencial da multimodalidade representacional a fonte teórica para analisar as relações errôneas na aprendizagem dos estudantes e inclusive, para caracterizar as representações sígnicas mediadoras da composição discursiva, responsáveis por encaminhar o raciocínio dos aprendizes em direção ao acerto do procedimento ou à compreensão do conceito. Com relação aos resultados obtidos, constatamos affordances negativos nos objetos, diagramas, experimentos, equações, figuras, fórmulas químicas e gráficos. Também, mostramos que a emissão de representações sígnicas, principalmente, os signos com função de “indicações circunstanciais”, auxiliou os estudantes a ultrapassarem as incorreções influenciadas pelos affordances negativos. Os resultados da pesquisa permitiram refletir a respeito das concepções conceituais distorcidas e procedimentos errôneos dos aprendizes tendo como base o referencial de affordances negativos. Além disso, a contribuição da tese com a análise do percurso comunicativo consistiu em proporcionar àquele que ensina informações a respeito da natureza das representações sígnicas emitidas durante encaminhamentos dialógicos em situações de ensino e aprendizagem de química.
Integração Multimodal e Coordenação de Representações Semióticas em Atividades de Função do 1º Grau
Renata Aparecida de Faria, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/03/2023
Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades. A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,2006) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2004,2011) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica . O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 2016, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias. No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas. Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento .
Apropriações de Conceitos de Ecologia por meio da Transcodificação entre Representações 3D e Verbal feitas por Estudantes do Ensino Fundamental
Camila Regina Basso, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/02/2014
Os estudos acerca do ensino de Ciências vêm aumentando de forma constante, muitos deles preocupados em atender às necessidades e às dificuldades individuais dos alunos. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa elaborou uma sequência de atividades multimodais, sustentada pelo Modelo de Formulação de Perguntas, para acompanhar as apropriações do conceito de Ecologia que levam a compreensão do equilíbrio ecológico ao realizarem transcodificações entre representações 3D e verbal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com aprendizes do Ensino Fundamental. As atividades multimodais foram favoráveis a apropriação dos conceitos pelos alunos, pois motivaram a participação, a curiosidade, a reflexão e o seus interesses dos estudantes. A transcodificação foi uma ferramenta funcional e possibilitou acompanhar e identificar que os alunos mostraram a apropriação de vários conceitos de ecologia, proporcionando um melhor desempenho na compreensão e em suas produções. As atividades possibilitaram a alguns estudantes a apropriação dos conceitos de equilíbrio ecológico e a outros iniciaram o processo de aprendizagem desses conteúdos.