Teses e Dissertações
Palavra-chave: multimodos de representações
Significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação
Andréia de Freitas Zômpero, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 18/04/2012
Esta tese apresenta uma pesquisa descritiva realizada com alunos do Ensino
Fundamental da quinta série, atual sexto ano. Sabemos como professora da disciplina de
Ciências e Biologia, das dificuldades dos alunos em compreenderem conceitos muito
abstratos relacionados a esta área de conhecimento. Dentre esses conceitos, a
fotossíntese e respiração vegetal chamou-nos particular atenção pelo fato de ser um
conteúdo ministrado desde as Séries Iniciais, conforme consta na proposta curricular dos
documentos oficiais de ensino, e que se prolonga até o Ensino Médio. Apesar de serem
conteúdos ministrados durante muitos anos de escolaridade, os alunos ao chegarem no
Ensino Médio apresentam incompreensões que comprometem o entendimento de outros
conteúdos relacionados à fotossíntese, como por exemplo, a cadeia alimentar, bem como
o fluxo de energia no ecossistema, os quais são conhecimentos fundamentais para a
compreensão das relações que se estabelecem entre seres bióticos e fatores abióticos
para a manutenção da vida no planeta. Sendo assim, saber quais significados os
estudantes desenvolvem para os conteúdos de ensino e aprendizagem que fazem parte
deste conteúdo tornou-se para nós uma questão de considerável interesse particular para
uma investigação e motivou-nos a desenvolver esta pesquisa. Buscamos a base para o
entendimento dessas questões em teorias provenientes da Psicologia Cognitiva, com
base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, devido a esse autor tratar com
profundidade questões referentes às relações que se estabelecem nas situações de
ensino e aprendizagem em sala de aula quanto à elaboração de significados pelos
alunos. Diversos autores que pesquisam concepções prévias de alunos a respeito da
fotossíntese enfatizam que essa incompreensão do conteúdo se deve, entre outros
fatores, à metodologia puramente expositiva que não proporciona a reflexão do aluno.
Neste estudo, desenvolvemos com os alunos atividades investigativas mediadas por
multimodos de representação, e assim tivemos por objetivo investigar os significados que
os alunos vão construindo enquanto desenvolvem as atividades de investigação
mediadas por multimodos de representação, além de verificar as conexões que os
estudantes desenvolvem entre os modos representacionais utilizados com as atividades
multimodais. Sabemos que não há um consenso na literatura quanto à abordagem das
atividades investigativas. Neste estudo, utilizamos a abordagem do NRC (apud BYBEE,
2006) e as representações multimodos para favorecer aos alunos a conexão das
evidências aos conhecimentos científicos. Por meio da análise dos dados obtidos, foi
possível verificar que muitos dos significados que os alunos elaboram durante as
atividades de ensino, provêm da interpretação equivocada dos diferentes modos de
representação utilizados e que os significados discordantes do conhecimento científico
elaborados pelos alunos ocorrem devido à incompreensão dos conceitos implicados nos
processos de fotossíntese e respiração.Além disso, este pesquisa foi possível organizar
os significados produzidos pelos alunos de acordo com as formas de aprendizagem
significativa em sobreordenados, subordinados e combinatórios, tanto para as atividades
investigativas como para as avaliativas.
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global: uma estratégia didática
Giselle Midori Simizu Salviato, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 23/04/2009
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem
significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o
aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos
de representações. Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze
estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram apresentados a partir de
transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados
antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora. Os
dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual
qualitativa. Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de
conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente.
Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra
apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a
inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual. As relações estruturais,
organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na
comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações
cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos
estudantes. Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori
apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo
sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito
central a posteriori. Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as
imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a
posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir
dos multimodos de representação. Mediante os relatos anteriores, considera-se que a
estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de
estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de
ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui
condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa.