Teses e Dissertações
Palavra-chave: multimodalidade representacional
Aprendizagem da Conservação da Energia Mecânica à luz da Leitura Conotativa de um Signo Artístico
Cristiane Aparecida Corrêa, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 12/08/2016
A presente pesquisa tem por objetivo identificar os níveis de leitura semiológica
denotativa e conotativa realizados pelos estudantes durante uma aula de Física.
Para tal, estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio foram
instigados, em um momento instrucional a estabelecer relações inventivas de modo
a associar elementos de uma obra artística com o conteúdo de Conservação da
Energia Mecânica. A metodologia instrucional tomou por base a alternância
discursiva dialógica e de autoridade. Valemo-nos da função estética do signo
artístico para atrair o estudante e fazer com que o mesmo refletisse, imaginasse e
expusesse suas ideias e interpretações. O trabalho parte do pressuposto que o
signo artístico é uma modo representacional profícuo para provocar e sustentar
interações discursivas com reflexos para o entendimento conceitual. Dois pontos
encaminharam a pesquisa: o primeiro refere-se à aplicação da prática conotativa de
um signo artístico, via alternância entre discurso dialógico e de autoridade, a qual
nos rendeu os dados para a pesquisa e propiciou maiores oportunidades de
aprendizagem, visto que, em razão da função estética presente na obra artística,
diferentes interpretações foram feitas pelos estudantes na tentativa de relacioná-las
com o conhecimento científico; o segundo, do lado do professor e fundamental para
condução da aprendizagem de conceitos científicos, consistiu na identificação do
nível de leitura realizada pelos estudantes durante aplicação da aula com signo
artístico, pois este funcionou como um indicativo da aprendizagem possibilitando a
identificação de quais questões precisavam ser retomadas, fornecendo um feedback
do ensino para professor. Os resultados apontaram que as associações conotativas
derivadas da estratégia aplicada transformaram a sala de aula em um ambiente
descontraído para o debate de ideias, favoreceu o engajamento dos estudantes ao
mesmo tempo em que funcionou como fio condutor para aprendizagem do conteúdo
ensinado