Teses e Dissertações
Palavra-chave: mudança conceitual
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Amandio Augusto Gouveia , Prof Dr Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 13/09/2007
O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos
desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar
circuitos elétricos. Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a
dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e
compatível com a significação para a qual foram propostas. Procuramos investigar
esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do
Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a
formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões
insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las. Finalmente, os resultados da
pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função
simbólica e para uma aprendizagem significativa.