Teses e Dissertações
Palavra-chave: movimentos reflexivos
O Professor de Ciências e o Desenvolvimento Profissional: subsídios para compreensão do conhecimento prático
Rosiane Giraldeli Fabian, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior, 23/08/2012
Data da defesa: 23/08/2012
Este estudo teve como objetivo identificar elementos que constituem a
construção do conhecimento prático de professores de Ciências do Ensino
Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Participaram desta
pesquisa de cunho qualitativo, professores pertencentes ao Quadro Próprio do
Magistério (QPM) do Estado do Paraná com tempo de atuação no ensino de
Ciências entre 6 e 22 anos, cujos dados foram coletados por meio de
entrevistas semiestruturadas. Nas entrevistas os professores participantes
refletiram sobre sua prática, desvelando os conhecimentos de natureza
pedagógica e didática que constituem o seu saber fazer. Consideramos que o
processo de construção do conhecimento prático dos professores participantes
ocorrre por meio das suas reflexões, nem sempre com clareza dos referenciais
teóricos que as embasam, resultantes de interações contextuais de sua
trajetória, influências de ex-professores, do ambiente familiar, disciplinas
pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial, cursos de formação
continuada, com os colegas professores e os alunos da escola. Por meio de
reflexões sobre a ação, alguns elementos que constituem suas práticas foram
evidenciados tais como: o conhecimento do conteúdo da Ciência, o
conhecimento pedagógico, o papel do professor de Ciências, a relação entre
professor e aluno, o conhecimento didático do conteúdo. Esses aspectos estão
relacionados com as necessidades formativas dos professores, a saber: os
diferentes processos de aprendizagem dos alunos, a necessidade de
contextualizar o conteúdo, adequação do trabalho em sala às necessidades
dos alunos, diversificação de metodologias e recursos didáticos, os
conhecimentos prévios dos alunos, necessidade de atualização constante
devido ao caráter transitório dos conhecimentos científicos. Esses professores
converteram suas necessidades formativas em saberes que constituem sua
prática educativa. Além dos citados, destacamos ainda, saber motivar a
participação dos alunos e gerenciar trabalhos em grupo. Verificamos nas
reflexões dos professores da amostra a preocupação com, o que ensinar, como
ensinar e para quem ensinar. Podemos inferir pelos resultados analisados que
o sujeito está sendo construído à medida que se constrói.