Teses e Dissertações
Palavra-chave: monografia científica
A Monografia Científica do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
António Pinto Azevedo Muanaoba, Prof.ª Dr.ª Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 18/10/2023
O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de
culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em
Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica
ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi
desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte
do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as
escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das
normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos
docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em
duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos
em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos
científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós- graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de
egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as
oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso
por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar
com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão
de tempo.