Teses e Dissertações
Palavra-chave: modos de endereçamento
A construção de uma tabela periódica interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento
Ivo Aparecido Goulart, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 03/12/2009
Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em
ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório
Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da
Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articulase com
os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos
processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas “novas” mídias,
incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de
publicidade a ela relacionados. Esses meios entram na teia social e vêm transformando a
cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles,
jovens interagem “naturalmente”, ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos,
sobre sua relação com os outros e com o mundo. A inspiração analítica provém dos
textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento. Nesta
dissertação, pretende-se adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na
compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e
pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente
pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer
específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção
da tabela e do seu estilo. Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de
endereçamento refere-se à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto
público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais.
O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento da produção da tabela
por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA. Os dados de observação foram
registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo
procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa. A narrativa do
material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a
tabela buscam atingir um tipo particular de “crianças” dinâmicas e curiosas, alunos do
ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos,
noções básicas de informáticas.