Teses e Dissertações
Palavra-chave: modelos mentais
Aprendizagem significativa da linguagem física em um curso de introdução à mecânica clássica no ensino superior
Henrique Cesar Estevan Ballestero, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 17/02/2014
Esta investigação, de cunho qualitativo, analisa a aprendizagem significativa da
linguagem Física de três alunos matriculados no curso de introdução à Mecânica
Clássica, destinada aos alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de
Londrina (UEL) no ano de 2007. Como balizamentos teóricos de nossas análises
utilizamos as obras de David Ausubel, Joseph Novak e Helen Hanesian, bem como
as de Marco Antônio Moreira, que versam sobre a aprendizagem significativa.
Também utilizamos a teoria dos modelos mentais proposta por Johnson-Laird como
um complemento na interpretação da aprendizagem dos alunos envolvidos. Em
relação ao aprendizado da linguagem Física, utilizamos as obras de Thomas Samuel
Kuhn que, entre outros tópicos, aborda o significado contido nessa linguagem. Como
resultado evidenciamos que os alunos A2 e A3 atingiram uma aprendizagem
significativa representacional dos signos contidos nas sentenças escritas na
linguagem em que a Física foi produzida, e o aluno A1 permaneceu no tratamento da
sintaxe da linguagem Física abordada. Ainda que fossem únicos, os processos de
aprendizagem dos três alunos contaram com a contribuição de colegas de turma,
mais fluentes na linguagem Física abordada.