Teses e Dissertações
Palavra-chave: modelos científicos
Modelagem Matemática e construção epistemológica de modelos científicos: uma abordagem para o Ensino de Física
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 27/04/2018
A presente pesquisa teve como questão norteadora investigar se uma situação de
ensino envolvendo a Modelagem Matemática e discussões epistemológicas,
proporciona a estudantes graduandos de Física e Matemática, um entendimento a
respeito da 2ª Lei de Newton, bem como a formulação de seu modelo científico. Para
tanto, elaborou-se uma proposta didática, que foi ofertada em forma de minicurso para
graduandos dos 1º e 2º anos de Física e Matemática, nas modalidades licenciatura e
bacharelado, da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2017. O minicurso foi
composto por discussões epistemológicas a respeito da Modelagem Matemática,
Matematização e Modelos Científicos e a resolução de seis atividades de Modelagem
Matemática. Das atividades propostas, três delas foram construídas exclusivamente
para atenderem os objetivos desta tese, abordando conteúdos físicos. Utilizou-se a
abordagem qualitativa na busca de interpretar e compreender as noções dos(as)
participantes do minicurso ofertado. Na abordagem metodológica, os resultados da
aplicação de questionários prévios e posteriores foram analisados à luz da Análise de
Conteúdo. Desta maneira foi possível abordar conceitos físicos e articular a
Modelagem Matemática, os modelos científicos na Física e o processo de
matematização. A partir da análise dos resultados obtidos, pode-se inferir que a
proposta desenvolvida proporcionou, aos envolvidos, reflexões relacionadas à
construção do conhecimento, a aspectos da Natureza da Ciência e ao papel da
Matemática na Física, questões pertinentes na formação de futuros docentes.
Constatou-se que a Modelagem Matemática não é, isoladamente, suficiente para
ensinar Física, mas é uma metodologia que explicita o processo de construção de
modelos, e feitas as devidas adaptações epistemológicas, a Modelagem Matemática
pode contribuir com o Ensino de Física. Outra inferência desta tese é que a
matematização na Física, diferentemente da matematização na Modelagem
Matemática, corresponde a todo o processo de Modelagem Matemática acrescido de
uma etapa adicional, que seria, por meio de uma discussão teórico-conceitual, atribuir
significado físico ao modelo matemático encontrado.