Teses e Dissertações
Palavra-chave: modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse
Caracterização do interesse pela docência em estudantes do PIBID dos cursos de ciências naturais
George Francisco Santiago Martin, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/02/2016
Esta tese apresenta uma proposta para caracterizar o interesse pela docência em
estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química de uma
Universidade pública do Paraná, que participavam do PIBID nos respectivos
subprojetos. A investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo a
análise de entrevistas audiogravadas com alguns desses estudantes. Os
procedimentos metodológicos foram baseados na análise textual discursiva, a partir
da qual foi possível a organização dos dados, a priori, de acordo com o Modelo de
Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (2006). Ao
se mergulhar em cada uma dessas Fases, emergiram subcategorias por meio de um
processo indutivo e, com os dados acomodados, a análise articulou o interesse pela
docência – foco 1 dos focos da aprendizagem docente (FAD) de Arruda, Passos e
Fregolente (2012) – com as três dimensões das relações com o saber – epistêmica,
pessoal e social – da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011) apresentada pelo
instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. Após a análise, foi
possível caracterizar o interesse dos mesmos estudantes pela docência, sugerindo
que tal interesse pode ser desenvolvido durante a sua formação inicial docente. Os
dados mostraram, ainda, que o interesse pela docência tem duas características
principais: a vontade de ser professor e a curiosidade dos estudantes em saber como
é ser um professor. Além disso, verificou-se que os professores da escola
(supervisores participantes do PIBID) e os professores da universidade
(coordenadores dos subprojetos do PIBID) podem influenciar diretamente na
manutenção do interesse dos estudantes em seguir uma carreira docente.