Teses e Dissertações
Palavra-chave: mobile learning
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em Ciências e Matemática
Luciana Paula Vieira de Castro, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 25/05/2018
Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias
eletrônicas no ensino escolar. Há, entretanto, dificuldades na implementação
dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana. Diante desse quadro, a
pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de
WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?”. Objetivou-se
descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar
desses grupos. Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de
aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo
WhatsApp Messenger. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa,
com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física,
Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do
aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido
entre outubro de 2015 e junho de 2016. Foram analisados os diálogos
estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de
campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas
com os professores. Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma
implementação efetiva do aplicativo. Esses professores fizeram intensa
utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as
aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de
compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos
alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no
WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos
intraescolares. Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e
alunos, no modo privado do aplicativo. Pelo exposto, é possível afirmar que,
diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é
possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as
que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor. Foi possível
constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas
são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir,
explicar. Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações
entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre
compromissos escolares. Desta forma conclui-se que é possível ocorrer
aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo
WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que
podem ser estabelecidas em tal contexto