Teses e Dissertações
Palavra-chave: microgenética
Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de Ciências e Biologia
Joseana Stecca Farezim Knapp, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/02/2018
Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios
supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia. A pesquisa
foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul,
com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos
cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional,
dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio. Ao final
da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a
partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este
curso de licenciatura. Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais
do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e
os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções
que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste
curso específico. Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de
constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através
de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem
revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise
Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural. Os professores em
formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e
reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que
se refere à docência. Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas
faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos
ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom
professor. Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso
de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo
os estágios a partir da metade do curso. Embora ocorra essa fissura no modelo
ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático-
-pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos
científico-
-biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de
disciplinas.