Teses e Dissertações
Palavra-chave: metodologia
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção
da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II
dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas
desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como
procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é
constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da
prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em
questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase
anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação.
Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos
referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os
seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona,
organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de
aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do
planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais
inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução
humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados
durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a
construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e
organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a
correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas.
Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula
ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação,
sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia
da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de
maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores
relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o
autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e
visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma
maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores
relacionados a atitudes na sociedade.