Teses e Dissertações
Palavra-chave: método arqueológico
A Educação Ambiental diante da questão Pós-moderna: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências
Adalberto Ferdnando. Inocêncio, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 26/02/2015
O objeto de estudo nesta dissertação foi a relação Ser-saber no domínio
discursivo de docentes com ênfase na problematização dos saberes que
orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando suas
práticas em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como
resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso –
discursos reverberados – em detrimento do que é apagado – discursos
rarefeitos. O objetivo da investigação foi conhecer as manifestações
discursivas de professores de Ciências a respeito de ciência na
contemporaneidade e de que maneira a composição de enunciados aparentes
repercutem nas abordagens em EA. Metodologicamente, foram entrevistados
nove professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas de distintas
regiões da cidade de Maringá-PR. Para a análise dos discursos desses
docentes foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault,
apresentando-os em Focos. Como resultado dessa análise pode-se notar a
prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência – paradigmas
emergentes. Em relação à crise ambiental os resultados apontam discursos
naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua
solução será orientada por apelos técnico-científicos. Em nosso exame, as
formações discursivas dos docentes entrevistados mostraram uma transição de
enunciados. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais da Modernidade,
ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo
ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.