Teses e Dissertações
Palavra-chave: metáforas
Metáforas para subsidiar o processo discursivo dialógico e de autoridade no Ensino de Ciências – uma aplicação no tema Preservação da Água
Mariana Fernandes da Silva, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 27/03/2014
Esta pesquisa tem como objetivo utilizar metáforas para provocar e sustentar o
processo discursivo dialógico e de autoridade no conteúdo de Ciências. O estudo está
relacionado à preservação da água, à investigação da construção de significados na
interação discursiva e ao avanço desses significados após a estratégia utilizada. A
coleta de dados começa dividida em três etapas convencionadas: Diagnóstica I,
Mediadora e Diagnóstica II. Na Diagnóstica I, antes da estratégia, ocorre a aplicação de
um questionário de quatro questões. Na etapa Mediadora, ocorre o uso das imagens
metafóricas a fim de provocar o discurso dialógico e de autoridade. Esta etapa aparece
subdividida em três fases, sendo que na primeira prevalece o discurso dialógico, na
segunda o discurso de autoridade, e a terceira fase está caracterizada pela alternância
dos gêneros. Na Diagnóstica II, após a estratégia utilizada, é aplicado o questionário de
quatro perguntas. Os resultados obtidos são apresentados a partir de transcrições das
interações discursivas, analisadas a partir da ferramenta analítica criada por Mortimer e
Scott. Ainda são avaliadas perante as transcrições das respostas do questionário e da
análise textual qualitativa de Moraes. Contudo, diante dos resultados, esta pesquisa
propicia constatações positivas a respeito da construção de significados por meio da
interação discursiva e do avanço desses. Isto proporcionará aos alunos maior relação e
compreensão do conteúdo de Ciências, especificamente quanto aos temas que
envolvem a preservação da água.