Experiências metacognitivas na formação inicial de licenciandos em química
JULIANA MARCIOTTO JACOB, Prof.ª Dra.ª Fabiele C. Dias Broietti
Data da defesa: 27/06/2023
Esta tese apresenta os resultados de uma investigação em que objetivamos identificar e analisar manifestações da Experiência Metacognitiva de licenciandos em Química, em situações de aprendizagem docente, ao cursarem uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado IV, elaborada a partir dos pressupostos do Processo de Reflexão Orientada. Para tal, analisamos as manifestações dos licenciandos relacionadas ao planejamento, à execução e à autoscopia de seus microensinos, a qual foi guiada por um questionário e uma entrevista complementar. Diante dos dados coletados, foram identificados termos centrais relacionados às Experiências Metacognitivas, manifestados nas respostas dos licenciandos. As informações foram organizadas e analisadas tendo como base os pressupostos da análise textual discursiva e fazendo uso do mapeamento da Experiência Metacognitiva. Dentre as discussões relacionadas à categoria sentimentos, identificamos distintas sensações, possibilitadas pela situação de aprendizagem docente vivenciada, tais como nervosismo, calma, facilidades, dificuldades, segurança, insegurança, medo, gosto e não gosto. Na categoria sujeitos, foram indentificados distintos sujeitos que possibilitaram a execução da tarefa, tais como alunos, amigos, colegas de classe, irmão e professora, responsáveis por auxiliarem no desenvolvimento docente. Na categoria contextos, foram identificadas diferentes situações que acompanharam a execução da tarefa e que foram mencionadas pelos licenciandos como ensino remoto, gravação da aula, dengue, inexperiência na docência, materiais diáticos e participação durante a aula. Na categoria especificidades da tarefa os licenciandos deviam selecionar o conteúdo abordado, escolher materiais e estratégias a serem utilizadas, algumas previamente pensadas e outras que ocorreram, de forma espontânea, no desenvolvimento da aula, evidenciadas na gestão do conteúdo e da sala. Na categoria estimativas os licenciandos, ao relatarem os quesitos que foram fundamentais para a realização de sua tarefa, planejaram e monitoraram o seu desenvolvimento e o de seus alunos, relatandos seus esforços e resultados alcançados. O licenciando faz uso de sua memória enquanto executa a tarefa, pois precisa relembrar de conteúdos já estudados, ou no momento de responder aos questionamentos dos estudantes, manifestações alocadas na categoria Juízos de memória. Concluímos que a Experiência Metacognitiva possibilitou acionar as habilidades metacognitivas dos licenciandos que são sustentadas pelo seu conhecimento sobre a docência e, após a autoscopia, tais ideias puderam ser reorganizadas, proporcionando aos licenciandos novas inferências sobre suas experiências. Defendemos, ainda, que organizar uma disciplina para formação inicial de professores, sustentada pelos pressupostos do PRO, pode possibilitar aos licenciandos acionarem o seu sistema metacognitivo, em especial na manifestação de suas Experiências Metacognitivas.
Metacognição em atividades de modelagem matemática
Élida Maiara Velozo de Castro, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 02/08/2022
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo, reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para a mobilização dessas estratégias.
Mapeamento da percepção do sistema metacognitivo na aprendizagem em Física: um estudo dos relatos de estudantes do Ensino Médio
Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/02/2021
Entendendo a metacognição como construto multifacetado e sistêmico que se conecta à compreensão do conhecimento dos processos internos e externos no que tange ao envolvimento da cognição e dos sentimentos, por meio do domínio dos processos de autoconhecimento e da autorregulação abordado no processo de aprendizagem do sujeito a partir do seu contato experiencial com o mundo, com os outros e consigo mesmo, esta tese busca elucidar os componentes da relação cognição/metacognição presentes num processo de aprendizagem metacognitiva; assim como identificar as conexões entre as percepções do processo de aprendizagem em Física de estudantes do Ensino Médio e os elementos teóricos da experiência metacognitiva; busca também entender como os questionários aplicados na coleta de dados podem configurar-se como incentivo de entrada ao sistema metacognitivo. Para isso, foi necessário um longo caminho investigativo iniciado com a imersão nas pesquisas já realizadas, nacional e internacionalmente, na área de metacognição, as quais inspiraram a criação de um roteiro de questionários que foram utilizados como instrumento de coleta de dados para captar indícios da presença do sistema metacognitivo no processo de aprendizagem em Física. Estes foram aplicados ao longo de três anos em turmas de Ensino Médio de duas escolas privadas; porém optou-se por apresentar nesta investigação de cunho qualitativo a análise de alguns questionários de uma das escolas em um dos anos. Para analisar as justificativas apresentadas às respostas dadas a essas questões, foi empregada a Análise Textual Discursiva que amplia as possibilidades de produção de novas compreensões das descrições investigadas. Considerando o entendimento da natureza do aprender como o âmago da metacognição, primeiramente, foi proposto um modelo representacional de aprendizagem metacognitiva, seguido pela representação do sistema metacognitivo (conhecimento metacognitivo, experiências metacognitivas e habilidades metacognitivas), detalhada no mapa utilizado, posteriormente, como instrumento de análise de dados aplicado nesta pesquisa. Por meio das categorias emergentes da análise textual discursiva dos argumentos apresentados pelos estudantes ao responderem aos questionários, foi possível validar o instrumento de coleta das percepções do sistema metacognitivo presente no processo de aprendizagem em Física, pois foram encontrados indícios de que os questionários promoveram a entrada e a mobilização do sistema metacognitivo, funcionando como um incentivo metacognitivo. O modelo representacional da aprendizagem metacognitiva pode ser evidenciado por meio da percepção dos domínios referentes à reflexão metacognitiva; ao conhecimento metacognitivo (declarativo, processual e condicional); às manifestações das experiências metacognitivas e às habilidades metacognitivas, porém o reconhecimento do funcionamento executivo foi influenciado por sentimentos de valência negativa que provocaram apenas a autorregulação das tarefas e não da aprendizagem em Física. Os resultados promovem reflexões sobre as possibilidades de intervenções metacognitivas como forma de instituir um modo de pensar que auxilie na tomada de decisões no processo de aprendizagem.
Percepções e Reflaxões de Estudantes de Ensino Médio no Processo Metacognitivo da Aprendizagem em Física
Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/02/2017
Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes. Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (2011), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados. As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo.