Teses e Dissertações
Palavra-chave: mediação semiótica
Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática
Rodolfo Eduardo Vertuan, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 02/04/2013
Nessa pesquisa, buscamos investigar o que evidenciam ou revelam as
atividades de Modelagem Matemática em relação ao monitoramento cognitivo
dos estudantes. Em outros termos, intentamos investigar como os alunos
monitoram as próprias ações cognitivas quando desenvolvem atividades de
Modelagem e quais as influências deste monitoramento no desenvolvimento da
própria atividade de Modelagem. A coleta de dados foi realizada em uma
universidade federal a partir de um curso intitulado “Investigações de assuntos
do cotidiano por meio da Matemática”. Participaram do curso alunos do Ensino
Médio e alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Nessa pesquisa,
tomamos o monitoramento cognitivo segundo a vertente processual da
metacognição e nesse sentido é que os aspectos da metacognição segundo
Flavell e Wellman (1977) e as dimensões do monitoramento de Tovar-Gàlvez
(2008) foram considerados. Dentre os resultados, inferimos que as práticas de
monitoramento cognitivo são aprendidas pelos sujeitos em seu entorno social e
cultural, que tais práticas fortalecem a consideração da unicidade da atividade
de Modelagem Matemática e que o trabalho em grupo, característico das
atividades de Modelagem Matemática, instaura práticas de monitoramento que embora sejam inicialmente individuais, tornam-se coletivas quando adquirem configurações do grupo e exercem influência no desenvolvimento da atividade
e nas aprendizagens dos sujeitos. Trata-se do que denominamos
“metacognição social”