Teses e Dissertações
Palavra-chave: mediação docente
Mediação Docente para a Aprendizagem no Ensino de Zoologia
Leandro Santos Goulart, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 30/09/2019
A princípio, este projeto de pesquisa estava centrado na execução do uso de
animais taxidermizados como proposta de ensino para os discentes do ensino médio
das escolas estaduais do município de Formosa-GO e dos discentes dos cursos
técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG
Câmpus Formosa. No entanto, o trabalho enfatizou os graduandos das ciências
biológicas nas disciplinas de zoologia. Logo o trabalho alinhou-se para a mediação
docente na aprendizagem do ensino de zoologia, vinculados nas atividades
avaliativas nos moldes propedêuticos e tradicionais ou nas atividades avaliativas não
tradicionais como nas metodologias ativas. Desta forma, os sujeitos da pesquisa
foram os discentes graduandos das ciências biológicas do IFG Câmpus Formosa e
matriculados nas disciplinas das Zoologias durante 08 semestres. (ou seja, do ano
de 2014 a 2018). Na coordenação das atividades da pesquisa, abordamos
superficialmente as bases teóricas de David Ausubel (2003) por entender suas
contribuições para as aprendizagens. Elencamos Vygotsky com a negociação de
significados entre os sujeitos para se chegar a um denominador científico. Para a
sistematização dos dados, utilizamos da taxonomia de Bloom relatadas nas
categorias de domínios cognitivos. Foram categorizados e mensurados
estatisticamente 03 indicadores para estas categorias, sendo eles: Relatórios
individuais, Relatos de Experiências e Estudos observacionais. Cada categoria foi
plotada em grupos diferentes, sendo que os discentes pertencentes ao grupo 1
(GRP1) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e com a mediação
docente. Os discentes do grupo 02 (GRP2) foram avaliados com atividades
avaliativas tradicionais e sem a mediação docente. Os discentes do grupo 03
(GRP3) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais pautadas nas
diferentes metodologias ativas do ensino de zoologia e sem a mediação docente. Os
discentes do grupo 04 (GRP4) foram avaliados com atividades avaliativas não
tradicionais e com a mediação docente. Os dados da pesquisa demostram que para
os docentes conseguirem melhoras significativas das aprendizagens dos seus
discentes nas disciplinas de Zoologia de vertebrados ou Zoologia de invertebrados é
necessário mediar a interação entre estes discentes e trabalharem com estes
indivíduos em pequenos grupos e com metodologias ativas e sem avaliações
tradicionais. Desta forma, os alunos conseguem melhores níveis cognitivos de
aprendizagens quando comparados com atividades avaliativas tradicionais com ou
sem a mediação docente