Teses e Dissertações
Palavra-chave: matriz do professor
Formação inicial em química e aulas experimentais: um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente
Andriele Coraiola de Souza, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 23/02/2018
Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação de abordagem
qualitativa, cujo objetivo foi identificar e analisar as percepções de Licenciandos em
Química ao planejar e executar aulas experimentais, a partir de um instrumento
teórico, a Matriz do professor M(P) – instrumento que pode ser utilizado para a análise
da ação do professor em sala de aula. O questionamento que norteou a pesquisa foi:
quais as percepções de licenciandos em Química ao planejar e executar aulas
experimentais? Os dados consistem de registros sobre o planejamento e execução
de aulas experimentais de caráter investigativo e de entrevistas realizadas com os
licenciandos. As informações coletadas foram analisadas e categorizadas, tendo
como referencial a análise textual discursiva e a M(P). Como resultado, o instrumento
se revelou bastante interessante para a análise das percepções dos licenciandos,
tendo sido observado que ao planejar aulas experimentais, estas se localizaram em
todas as colunas da M(P), com preocupações voltadas a uma linha epistêmica relativa
ao ensino (linha A e coluna 2), em que suas percepções se centraram em relações do
tipo epistêmica com o ensino e epistêmica e pessoal com a aprendizagem dos alunos
(setores 2A, 3A e 3B). No que diz respeito a execução das aulas experimentais, estas
também apresentam preocupações focadas em uma linha mais epistêmica relativa ao
ensino (linha A e coluna 2), porém suas percepções centraram-se em relações do tipo
epistêmica, pessoal e social com o ensino e epistêmica com a aprendizagem (setores
2A, 2B, 2C e 3A). De modo geral, nesta investigação, as percepções dos licenciandos
ao planejar aulas experimentais foram semelhantes. Entretanto, ao analisar a
execução das aulas experimentais, as percepções se diferenciaram um pouco. Para
uma das duplas analisadas a experiência em sala de aula provocou grande densidade
de percepções centradas no ensino, oriundas das dificuldades dos licenciandos no
decorrer da aula experimental; para a outra dupla centrou-se no ensino e na
aprendizagem, com maior densidade de falas no setor 3A (relação epistêmica com a
aprendizagem), oriundas nas dificuldades que os alunos estavam encontrando em
interação com o experimento. Diante das análises, constatamos que as interações dos
licenciandos com o professor da escola e com o professor orientador; o uso de
atividades experimentais de caráter investigativo; o ensino voltado para a pesquisa e
o contato com as situações do contexto escolar, possibilitou aos licenciandos refletir
sobre o conteúdo, o ensino que praticam, seu desenvolvimento profissional, e sobre
a aprendizagem dos alunos, ou seja a incidirem suas falas em todos os setores da
Matriz do Professor M(P).