Teses e Dissertações
Palavra-chave: matriz da reflexão (MR)
UM ESTUDO A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES REALIZADAS E PLANEJADAS
JEFFERSON SUSSUMU DE AGUIAR HACHIYA , Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 24/02/2022
O objetivo desta tese é identificar as características da reflexão sobre as ações
docentes realizadas e planejadas, por um grupo de três professores durante reuniões
pós-aulas para organização de um componente curricular. Como corpus de pesquisa,
foram selecionadas seis reuniões (R), que ocorreram em três momentos distintos do
desenvolvimento anual da disciplina – momento inicial (M1), momento intermediário
(M2) e momento final (M3). Os dados, provenientes da transcrição das gravações em
audio dos discursos desses professores, em cada um dos três momentos, foram
analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Para facilitar esse processo,
utilizamos como categorias a priori as três colunas da Matriz da reflexão M(R), que
buscam relacionar a reflexão sobre as ações docentes com a Aprendizagem docente,
o Ensino praticado e a Aprendizagem discente. Vale ressaltar, que a M(R) é um
intrumento analítico resultante do desdobramento do Modelo do farol de navegação,
que foi por nós desenvolvido para caracterizar o olhar do professor sobre as ações
que ocorrem em momentos de reflexão sobre as ações passadas e futuras
relacionadas a atividade docente. Tendo como base esses intrumento analíticos, notase que a relação da reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas se dá
prioritariamente com as categorias Ensino praticado e Aprendizagem discente, as
quais são melhor descritas pela emergência de subcategorias que fazem menção a
temas discutidos pelos professores no decorrer do desenvolvimento do componente
curricular. Ainda concluímos que, a M(R) e o Modelo do farol de navegação são
suficiente para caracterizar as reflexões sobre as ações docentes em momentos pósaula, assim entendemos que esses instrumentos analíticos propostos ainda podem
ser utilizados para organizar e conduzir as ações de professores, não apenas no
desenvolvimento de um componente curricular, mas também para acompanhar e
orientar licenciandos em seus estágios de docência. Outro resultado por nós
observado, foi que o ato de refletir sobre a sua aprendizagem, sobre seu modo de
ensinar e sobre a aprendizagem discente, fornece aos professores uma visão
privilegiada do processo educacional, o que contribuir para o aprimoramento de seu
desenvolvimento profissional docente. Porém, concordamos que a reflexão sobre as
ações docentes pode ser mais significativa e produtiva quando se abrange a dimensão
coletiva e intencional, ou seja, quando se tem uma escola reflexiva e não apenas
sujeitos reflexivos.