Um Estudo sobre as Ações Docentes de Professores e Monitores em um Ambiente Integrado de 1° Ciclo em Portugal
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/01/2018
Esta tese, de natureza qualitativa, apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da ação docente em um ambiente integrado de 1° ciclo (equivalente ao período do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental), em Portugal. Por meio de referenciais teóricos fundamentados na Sociologia e a partir das relações desse campo com a área educacional, tornou-se possível um delineamento inicial de definições conceituais sobre a ação docente. Duas perguntas de pesquisa direcionaram esta tese: 1) Quais as categorias de ação docente identificadas nas aulas de professores e monitores da Escola Ciência Viva e do CIEC em sala de aula e no laboratório? 2) Quais as categorias de objetivos e motivos das ações docentes identificadas nas aulas desses professores e monitores? Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e organização dos dados baseiam-se na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) e na Autoscopia. As aulas dos professores e monitores foram videogravadas utilizando-se de uma forma de organização dos dados provenientes de uma relação conceitual dialética entre instrumentos analíticos distintos: a Matriz (3x3), de Arruda, Lima e Passos (2011), e o Quadro intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Por meio da observação direta dos fatos sociais encontrados nas situações observadas e de entrevistas de autoscopia, buscou-se descrever categorias de ações docentes e de objetivos e motivos da ação de professores da escola e dos monitores do Centro de Ciências, sendo que foram encontradas 78 categorias de ação docente distintas e 50 categorias de objetivos e motivos da ação docente. Foi possível uma interpretação comparativa dos dados entre os entrevistados, e a partir dela o caráter abrangente do termo ação docente foi ressaltado, não somente para professores institucionalizados, mas também para os monitores, abrindo possibilidades de interpretação de dados para professores em formação. A partir da análise dos dados, foi possível identificar: a) as categorias de ação docente realizadas pelos professores e monitores analisados; b) categorias de objetivos e motivos que direcionaram esses professores e monitores a agir, e; c) a frequência dessas categorias de ação e de objetivos e motivos das ações. Por fim, esta tese constitui-se como um movimento inicial para a elaboração de uma teoria da ação docente, pois apresenta elementos pertencentes ao primeiro nível de uma teoria social, os quais se referem ao estudo dos atores e das ações docentes.
Caracterização do interesse pela docência em estudantes do PIBID dos cursos de ciências naturais
George Francisco Santiago Martin, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/02/2016
Esta tese apresenta uma proposta para caracterizar o interesse pela docência em estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química de uma Universidade pública do Paraná, que participavam do PIBID nos respectivos subprojetos. A investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo a análise de entrevistas audiogravadas com alguns desses estudantes. Os procedimentos metodológicos foram baseados na análise textual discursiva, a partir da qual foi possível a organização dos dados, a priori, de acordo com o Modelo de Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (2006). Ao se mergulhar em cada uma dessas Fases, emergiram subcategorias por meio de um processo indutivo e, com os dados acomodados, a análise articulou o interesse pela docência – foco 1 dos focos da aprendizagem docente (FAD) de Arruda, Passos e Fregolente (2012) – com as três dimensões das relações com o saber – epistêmica, pessoal e social – da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011) apresentada pelo instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. Após a análise, foi possível caracterizar o interesse dos mesmos estudantes pela docência, sugerindo que tal interesse pode ser desenvolvido durante a sua formação inicial docente. Os dados mostraram, ainda, que o interesse pela docência tem duas características principais: a vontade de ser professor e a curiosidade dos estudantes em saber como é ser um professor. Além disso, verificou-se que os professores da escola (supervisores participantes do PIBID) e os professores da universidade (coordenadores dos subprojetos do PIBID) podem influenciar diretamente na manutenção do interesse dos estudantes em seguir uma carreira docente.
Um estudo das ações de professore de Matemática em sala de aula
Edelaine Cristina de Andrade, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/02/2016
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado. A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa. Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (2011) e a análise textual discursiva. Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve. Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício. Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino). Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C.
Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3×3
Elaine da Silva Machado, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/02/2016
Neste estudo realizamos uma releitura das descrições dos saberes docentes, na qualidade de relações com o saber, contidas nas células de um instrumento desenvolvido para a análise da ação do professor em sala de aula: a Matriz 3x3, de Arruda, Lima e Passos (2011). A Matriz é formada por nove células nas quais as ações do professor são analisadas em um sistema de relações com o conteúdo (saber disciplinar), o ensino (saber pedagógico) e a aprendizagem (saber didático), nas dimensões epistêmicas (da compreensão), pessoais (do sentido) e sociais (dos valores). Delimitamos nossa releitura ao enriquecimento dessas células a partir de dados retirados da teoria de Gauthier et al. (2013), a respeito dos procedimentos realizados pelos professores – os saberes da ação pedagógica. Em razão dessas delimitações a questão que norteou nossa pesquisa foi: como ficariam as descrições das relações com o saber nas células do instrumento Matriz 3x3 se incluíssemos os procedimentos da gestão do ensino organizados por Gauthier? Por meio do método Análise de Conteúdo subcategorizamos as descrições e incluímos cinquenta e seis saberes nas células da Matriz. Para testar essas inserções analisamos dois corpus e elaboramos dois tipos de perfis de gestão das relações – um perfil mais geral com o corpus formado com dados das teorias, envolvendo as gestões da matéria e da classe, o ensino e a aprendizagem; e outro mais detalhado com os dados obtidos por meio de notas de campo, acerca da gestão na formação de professores de Ciências, da coordenação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do sistema didático. Para a categorização dos dados integramos tecnologia e Análise de Conteúdo e otimizamos a análise com o uso do software computacional Focus, de Viscovini et al. (2016). Dentre os resultados do estudo respondemos que as células da Matriz ficaram subcategorizadas e a maioria recebeu mais descrições, principalmente em torno das relações epistêmicas do professor com o ensino (célula 2A da Matriz, saber pedagógico) e sociais com a aprendizagem (célula 3C, saber didático). No entanto, duas células da Matriz permaneceram originais porque não identificamos nos dados de Gauthier et al. (2013), algumas das relações descritas por Arruda, Lima e Passos (2011). Concluímos que é pertinente o estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da Matriz 3x3 porque esses saberes são ligados à ação e nos possibilitaram enriquecer as descrições das relações; e devido à amplitude identificada na perspectiva de Arruda, Lima e Passos (2011) para caracterizar a ação docente. Nossas principais reflexões foram a respeito da Matriz, dos saberes da ação pedagógica enquanto relações com o saber, das relações na formação inicial de professores no contexto do sistema didático e dos sujeitos do mundo escolar, e da influência do tempo no perfil de gestão das relações.
Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/04/2014
Esta tese apresenta uma investigação qualitativa (com análise de dados qualiquantitativa) acerca da presença e da influência de sistemas axiológicos no processo de formação inicial de professores de biologia, na perspectiva de estudantes e de formadores. Após uma síntese histórico-epistemológica do conhecimento axiológico e de um estudo referente às relações desse campo da filosofia com o domínio educativo a partir da literatura que trata dos saberes docentes, tornou-se possível o desenvolvimento de um instrumento analíticoaxiológico que resultou na sistematização de uma nova axiologia, denominada “Axiologia Relacional Pedagógica”, prefigurada sintaticamente em um sistema valorativo. Esta conciliação teórica é apresentada como uma alternativa para um dos problemas atuais da axiologia: a detecção metodológica dos juizos de valor. Foram realizadas entrevistas com discentes e docentes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná (Brasil) que, após transcritas, foram analisadas a partir de uma triangulação metodológica balizada nos aportes da Matriz (3x3) de Arruda, Lima e Passos (2011), dos Focos da Aprendizagem Docente de Arruda, Passos e Fregolente (2012) e do próprio instrumento analítico-axiológico desenvolvido nesta tese. Após terem sido construídos sistemas valorativos dos participantes (formadores e licenciandos), um sistema valorativo geral sincronizou as valorações/desvalorações detectadas entre esses grupos, apresentando os valores/desvalores relacionais compartilhados por eles, no âmbito da formação inicial. Os resultados mostraram que: a) há uma relação intrínseca dos valores com a formação inicial de professores de biologia; b) os valores funcionam como indicadores da formação docente; c) os sistemas axiológicos dos formadores podem alterar as relações dos estudantes com o saber; d) o instrumento analítico-axiológico possibilitou detectar e evidenciar as valorações e as desvalorações presentes tacitamente nas falas transcritas; e) o sistema valorativo sistematizado na tese revela o contingente axiológico de grupos de sujeitos em um contexto determinado, e f) os valores têm implicância direta no repertório de saberes dos docentes e discentes.
Uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/03/2014
Esta tese apresenta uma proposta para a análise das relações docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva, tendo como suporte teórico um instrumento denominado matriz 3x3. Essa matriz, desenvolvida por Arruda, Lima e Passos (2011), permite compreender as ações do professor em sala de aula com base nas relações com o saber, o ensinar e o aprender. A principal questão que norteou esta investigação foi: Que relações docente é possível evidenciar em uma sala de aula com perspectivas de ser inclusiva? Os procedimentos metodológicos se basearam na análise textual discursiva, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho qualitativo. Nesta investigação também foram realizados alguns comparativos quantitativos relacionados aos dados coletados. O objeto de estudo foi a análise de aulas e de entrevistas de professores e também de estudantes com e sem deficiência visual em uma sala de aula regular de uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico da região norte do Paraná. Entre os resultados proporcionados por esta investigação estão: a evidência de que ocorre um acréscimo das tarefas docente em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva; a necessidade de ampliação do instrumento desenvolvido por Arruda, Lima e Passos (2011) para acomodar as novas relações docente; a constatação de que a presença do deficiente muda a configuração da sala de aula e essa alteração no processo educacional estimula a preocupação do professor com a aprendizagem e faz com que ele se volte mais para a dimensão social das relações com o saber. Por fim, foi possível concluir também que esta investigação vem ao encontro da necessidade de produção científica nacional em relação ao processo inclusivo de alunos com deficiência nas salas regulares de ensino, evidenciando significados e caracterizando aspectos próprios da ação docente na educação inclusiva.
A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise
Regina Paula de Conti, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 20/02/2014
Considerando que a Política Nacional de Educação Ambiental determina que a Educação Ambiental deve ser implementada nos currículos de formação de professores, esta pesquisa tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a referida temática nos cursos de formação inicial de professores: as licenciaturas. As ementas foram submetidas à análise qualitativa, mais especificamente à luz da Matriz 3x3, um instrumento proposto por Arruda, Lima e Passos (2011). Tal instrumento foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor diante de suas experiências em sala de aula. O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011) para a análise de documentos. Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. Para a constituição do corpus da pesquisa foram adotados os procedimentos e conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) e da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Como resultado das investigações, observou-se que as ementas apresentam grande tendência às relações com o conteúdo, com algumas demonstrações referentes à relação com o ensino; no entanto, para a relação com a aprendizagem os resultados foram bastante vagos. No que tange à flexibilidade da Matriz 3x3, esta pesquisa comprova seu potencial, haja vista que o novo instrumento foi aplicado na análise de documentos, considerando ser possível sua aplicação em configurações diferentes da qual foi idealizado.
Formação Inicial e Perfil Docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula
Márcio Akio Ohira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/02/2013
A tese desenvolvida trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foram acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do estado do Paraná, matriculados na disciplina de estágio supervisionado (sétimo semestre – curso semestral) no ano de 2011. Os dados consistem em entrevistas áudio gravadas, realizadas com duplas de licenciandos no final do semestre letivo e após um ano de formados. Esses dados foram organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, fornecida pelo trabalho intitulado “Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula” de Arruda, Lima e Passos (2011), que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2005) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Buscando entender os avanços ocorridos no perfil docente desses indivíduos e os fatores que interferem nesse processo, durante o período de estágio e durante a formação inicial, testamos a Matriz 3x3 sob uma nova perspectiva visando o estudo de seu potencial. Para fornecer uma análise mais aprofundada dos dados realizamos a análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) utilizando categorias que evidenciaram como esses licenciandos efetuam a gestão de relações com o saber. Os resultados sugerem que o processo de formação inicial fornece muito mais que um conjunto de referenciais teóricos ou metodológicos, esse período de formação pode gerar mudanças que emancipam intelectualmente os indivíduos e ainda fornecem experiências importantes para a formação de um perfil profissional. Ao utilizar a Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011), compreendemos a influência de diversos fatores para o avanço da concepção dos licenciandos sobre a prática docente. Os resultados da Análise Textual Discursiva possibilitaram a criação de perfis comparativos das concepções dos licenciandos em momentos distintos da formação
Implicações do sistema blocado na ação didática do professor de física
Rodrigo Cesar Elias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/03/2013
Este presente trabalho tem por objetivo investigar as relações didáticas dos professores de Física, do Ensino Médio Público do Estado do Paraná, atuantes em um projeto de mudança curricular. Este projeto, conhecido como Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais – Sistema Blocado –, tornou-se optativo em 2009 na Rede de Ensino paranaense. O fato mais marcante, nesse sistema, é a forma temporal burocrática imposta pela escola à transmissão dos conteúdos disciplinares. Com o foco no trabalho docente, esta mudança alterou o tempo de aula relativo aos processos de ensino desses professores. Isso pelo fato de que no período letivo que, anteriormente, era de um ano com 2 horas-aula semanais, totalizando 80 horas-aula anuais, no novo modelo passou para um semestre com 4 horas-aula semanais, 80 horas-aula semestrais. Com base em uma abordagem qualitativa, entrevistamos os professores de Física atuantes em escolas do norte do Paraná para analisar suas percepções sobre as implicações desse projeto em sua ação didática – em sala de aula –, consequentemente no sistema de ensino enfatizando as interações didáticas ocorridas dentro da sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, apresentamos de forma sucinta os conceitos de: saberes docentes, presentes nas obras de Tardif e Gauthier; sistema didático – Chevallard; um novo instrumento para análise da ação didática do professor em sala de aula – Arruda et al. – conceito que facilitou a análise dos dados. Os dados mostraram-se convergentes com referencial teórico adotado e indicaram: uma diminuição da burocracia escolar para o professor; maior contato com os alunos, o que para alguns professores é positivo e para outros não, evidenciando que tudo depende das interações didáticas estabelecidas pelo professor com suas turmas; ausência de uma formação a serviço– pontua-se que as direções e as equipes pedagógicas das escolas ‘receberam’essa formação; o laboratório de Física e sala ambiente como projeto de melhora do ensino e aprendizagem em Física; intervalo de tempo curto, para que haja uma maturação dos conteúdos trabalhados