Teses e Dissertações
Palavra-chave: mapas conceituais
Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da Aprendizagem Significativa
Samuel de Oliveira Fajardo Saviski, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/06/2014
O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola
particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese
histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio
das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais. Foi elaborado
uma sequência didática, com pressupostos nas Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem
atribuição de notas. Foram feitas duas implementações, na primeira implementação
compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da
sequência e outro seis meses depois. Na segunda implementação foram convidados
alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente
mapas durante a implementação. Após a elaboração dos mapas foi utilizado a
análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada
implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes
para estabeler as relações. A partir dessas relações, busca-se entender se uma
síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como
facilitadora da Aprendizagem Significativa Crítica.
Modelagem Matemática x Aprendizagem Significativa: uma investigação usando Mapas Conceituais
Maria Lucia de Carvalho Fontanini, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 23/03/2007
Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos
teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da
Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de
Joseph Novak. Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais
é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas
Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve
Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o
primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma
Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática,
Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular. Após um período de
familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de
Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e
extra-matemáticos envolvidos no problema estudado. Os mapas conceituais elaborados
pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os
meios empregados na coleta das informações. Essas informações permitiram perceber
avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de
conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da
associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos.