Teses e Dissertações
Palavra-chave: mapa conceitual
A relação com o saber e o estágio supervisionado em Matemática
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/02/2007
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação com o saber docente estabelecida
por estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Oeste do
Paraná no período do estágio supervisionado, que aconteceu em colégios públicos da
cidade de Cascavel. Utilizamos como referencial teórico a Relação com o Saber
conforme apresentada por Charlot, que é o conceito central do nosso trabalho e entendida
como relação com o mundo, relação com o outro e a relação consigo mesmo.O foco está
na análise das relações estabelecidas entre o estagiário e seu orientador, com seus alunos,
com o professor da turma, com a escola e com os saberes relacionados à Matemática.
Para levantamento das informações desta pesquisa foram entrevistadas três duplas de
estagiários, totalizando seis pessoas. No desenvolver da entrevista, os estagiários foram
convidados a falar sobre o período do estágio supervisionado, as relações estabelecidas e
a experiência oriunda desse processo. As análises das transcrições foram feitas
primeiramente utilizando diagramas diacrônicos e posteriormente mapas conceituais para
cada relação estabelecida pelas duplas. Utilizamos tais instrumentos com o intuito de
analisar as relações estabelecidas pelos estagiários quando confrontados com a
necessidade de dar aula, que postura assumir em sala de aula, como prender a atenção do
aluno, entre outros fatores relevantes ao licenciando.