Teses e Dissertações
Palavra-chave: lúdico
A ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de Biologia: contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa
Waldirléia Baragatti Cabrera, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 16/02/2007
Esta pesquisa buscou investigar o papel do lúdico no ensino de biologia para o ensino
médio, analisando a aprendizagem dos alunos de escolas públicas de Londrina frente à
aplicação de estratégias lúdicas. A pesquisa é de abordagem qualitativa e abrange uma
população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com
questões abertas para os conhecimentos prévios e os conceitos subsunçores, práticas
lúdicas para instrução, fixação e aprendizagem dos conteúdos contemplados, de
entrevista de grupo semi-estruturada e filmagem. Tem como objetivo promover a
afirmação do lúdico como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia no
nível médio em busca de uma aprendizagem significativa. São inicialmente apresentados
os fundamentos teóricos da teoria da aprendizagem significativa e do lúdico. Nesse item,
foi priorizada a discussão sobre os diversos conceitos encontrados na literatura, como
também foi elaborada uma categorização das estratégias e das formas de abordagem das
atividades lúdicas no processo de aprendizagem. Em seguida, discutimos os resultados
obtidos da aplicação dessas atividades na disciplina de biologia para alunos do ensino
médio de escolas públicas de Londrina – PR. Concluímos que aprender e ensinar
brincando suscita riqueza de possibilidades de relacionamentos e de descoberta e
apropriação do mundo dos saberes e dos fazeres.