Teses e Dissertações
Palavra-chave: livros didáticos de biologia
A Analogia entre a Seleção Artificial e a Seleção Natural de Darwin nos Livros Didáticos de Biologia Aprovados pelo PNLD/2015
Etiane Ortiz, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 23/01/2019
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi
examinar a presença e o modo de apresentação da analogia entre seleção artificial e seleção
natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. O texto de
cada obra também foi analisado com o intuito de investigar se (quando presente) a narrativa
histórica da analogia em questão evidenciava a produção científica realizada pelo naturalista,
além de ressaltar quando a visão dessa produção foi representada ou quando foi distorcida ou
negligenciada. As questões que nortearam essa investigação foram: os livros didáticos de
Biologia aprovados pelo PNLD/2015 abordam a analogia darwiniana entre seleção artificial e
seleção natural? De que maneira essa analogia é descrita? Quando presente, a narrativa
histórica apresentada pode evidenciar a produção científica realizada por Darwin? Foram
examinados 9 livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. As narrativas
históricas selecionadas foram analisadas e categorizadas de acordo com a Análise Textual
Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Por meio dessa metodologia, foi possível observar
que dos 9 exemplares pesquisados, 4 deles apresentaram em seus textos menção à analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural de forma explícita, 1 abordou de forma
implícita, 2 contemplaram o conceito de seleção artificial e seleção natural em seções
separadas sem mencionar a relação entre esses dois processos e Darwin e 2 discorreram
apenas a respeito do conceito de seleção natural. Os resultados desta pesquisa evidenciaram
que, embora alguns textos didáticos tenham abordado elementos históricos com possibilidades
para a descrição de uma narrativa histórica mais próxima em relação à produção científica
realizada por Darwin, consideramos que as obras que apresentaram em seus textos a analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural (ou pelo menos quando descreveram esses
dois conceitos) destacaram-se por trazer elementos em suas narrativas (como palavras, frases,
termos) que poderiam vir a suscitar interpretações problemáticas e conduções a visões
equivocadas a respeito da produção científica de Darwin aqui analisada e, por consequência,
visões deformadas de como o conhecimento científico é produzido. A partir desses resultados,
elaboramos e apresentamos uma proposta de narrativa histórica referente à apresentação da
analogia darwiniana entre seleção artificial e seleção natural buscando preencher a lacuna
teórica encontrada nos textos dos livros didáticos analisados.
Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino da Evolução Biológica
Edmara Silvana Jóia Zamberlan , Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à
compreensão da evolução biológica. A apresentação de forma distorcida deste tema ao
público em geral tem influenciado o seu entendimento. Alguns autores realizaram
pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio,
identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas. Esta forma de entendimento
gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem. Foram
apresentadas duas explicações para a distorção. A primeira está relacionada com visão
da ciência isolada do contexto social. E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no
ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema
central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos.
Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a
ciência não é livre de valores. Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a
evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da
distorção. A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta.
Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry
Laudan, para identificar tal concepção. Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do
Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados
conteúdos da Biologia. Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição
interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito
próxima com a evolução biológica. Apresentamos um texto de referência sobre cada
assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita,
implícita ou ausente nos textos didáticos. A maioria dos livros analisados não estabelece
a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita. Uma discussão sobre
a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a
aplicação de tal proposta.
História e Filosofia da Ciência nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio: análise do conteúdo sobre a origem da vida
Cecília Helena Vechiatto dos Santos, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 01/09/2006
Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo
apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. A proposta da
inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no
princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos
professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil. Portanto, devido a sua ampla
utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser de boa
qualidade. Desse modo, as nossas investigações partem dos seguintes
questionamentos: a) A história da ciência está presente nos livros didáticos, como
ela está sendo apresentada? b) A forma pela qual a história da ciência aparece nos
livros didáticos é considerada adequada para um ensino de boa qualidade? c) Como
a história da ciência vem sendo utilizada, uma vez que ela pode ser um excelente
recurso pedagógico? Para responder essas questões, o presente estudo buscou
auxílio nas idéias de um filósofo da ciência Thomas Kuhn, o qual serviu de alicerce
para o desenvolvimento desta pesquisa. Os subsídios que encontramos nos estudos
de Kuhn foram reforçados por um estudioso em ensino de ciências, Michael
Matthews. Com esses dois referenciais teóricos, Kuhn e Matthews foi possível
realizar um estudo de caso sobre a história da ciência nos livros didáticos. Para a
realização deste estudo de caso, analisamos 4 (quatro) livros didáticos de Biologia
do ensino médio. O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o problema
da origem da vida, pois é um assunto que se encontra na maioria dos livros didáticos
e que também aborda dois paradigmas: abiogênese e biogênese. Para esse estudo
de caso, foi realizada uma associação entre as idéias dos nossos principais
referenciais Kuhn e Matthews, com a reconstrução histórica do problema da origem
da vida. Estas associações foram convertidas em algumas categorias, a saber:
linearidade; ciência normal; paradigma; quebra-cabeça e relação teoria/experimento.
A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a história
e a filosofia da ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o
modo de sua estruturação.