Teses e Dissertações
Palavra-chave: livros didáticos
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Viviane Loiola da Visitação, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 02/09/2013
Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da
ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam. Assim, para o
desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da
construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick,
presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional
do Livro Didático (PNLD) de 2012. É comum a afirmação de que muitas vezes
as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma
compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice).
Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva
(2010) e Zamberlan e Silva (2011), os quais apontam para a exploração das
potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos. Com
isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias,
alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas
perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim
como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas. Com a
análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos
de biologia PNLD/2012 apresentarem informações importantes acerca desse
episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções
inapropriadas de NdC.