Teses e Dissertações
Palavra-chave: livro didático de biologia
História E Filosofia Da Ciência Nos Livros Didáticos De Biologia Do Ensino Médio: Análise Do Conteúdo Sobre O Episódio Da Transformação Bacteriana E A Sua Relação Com A Descoberta Do DNA Como Material Genético
Sandra Regina Gimenez Rosa, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a História da Ciência que está sendo
apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. A proposta da inserção da
História e Filosofia da Ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que o livro
didático é fundamental para o processo de ensino aprendizado, pois é um instrumento
pelo qual os alunos são introduzidos na aprendizagem de uma disciplina científica.
Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro
didático necessita ser bem estruturado. Desse modo, a nossa investigação parte do
seguinte questionamento: Que tipo de história esta sendo apresentada nos livros
didáticos, já que ela é um excelente recurso pedagógico? Para responder essa questão, o
presente estudo buscou subsídio nas historiografias de Robert Olby, nos tipos de histórias
de Ernst Mayr que privilegia a história de problemas e nas idéias do filósofo da ciência
Thomas Kuhn. Com esses três referenciais teóricos foi possível realizar um estudo de
caso sobre a História da Ciência nos livros didáticos. Para a realização deste estudo,
analisamos nove livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e uma apostila. O assunto
escolhido para a análise desta pesquisa foi o episódio da transformação bacteriana, pois
este se encontra na maioria dos livros didáticos e está relacionado ao paradigma da
genética molecular. A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas
quais a História e a Filosofia da Ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem
como o modo de sua estruturação.